Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17204

TítuloAvaliação de projetos de investimento pelas maiores empresas brasileiras : uma análise multivariável
Autor(es)Silva, Bárbara Quatrin Tiellet da
Orientador(es)Cortez, Maria do Céu
Palavras-chaveAvaliação de projetos de investimento
Maiores empresas brasileiras
Análise multivariável
Variáveis explicativas
Capital budgeting
Largest brazilian companies
Multivariate analysis
Explanatory variables
Data2011
Resumo(s)Durante as últimas cinco décadas, diversos autores realizaram pesquisas sobre as práticas de avaliação de projetos de investimentos, principalmente nos Estados Unidos da América e no Reino Unido. Entretanto, poucos estudos foram realizados sobre tais práticas nas empresas brasileiras, sendo que as pesquisas de maior abrangência ocorreram na década de 1980 e 1990. Após esse período, poucos estudos trataram do tema “orçamento de capital” no país, e os que trataram concentraram-se em determinados tipos de empresas ou em estudos de casos, sem abordar as variáveis que poderiam estar relacionadas com a análise de investimentos. Nesse sentido, o presente estudo, tendo como referência a pesquisa realizada por Rodrigues (1999), teve como objetivo descrever a realidade das maiores empresas brasileiras em relação às práticas de avaliação de projetos de investimentos, além de tentar determinar, através de uma análise multivariável, a relação dessas práticas com um conjunto de 17 variáveis associadas aos projetos de investimento, à empresa e ao seu ambiente externo. Para tanto, as 500 maiores empresas brasileiras de 2009, listadas pela revista Exame, foram escolhidas como população, sendo que a administração do questionário a essas empresas resultou em uma taxa de respostas de 6,6%. Devido a não existência de estudos com o objetivo de analisar as variáveis que pudessem explicar o comportamento das empresas brasileiras, bem como a diversidade nas amostras e populações estudadas, nos tipos de questionários aplicados e nas taxas de respostas, o presente estudo não teve a pretensão de comparar os resultados obtidos com estudos previamente realizados. Entretanto, espera-se que os resultados aqui apresentados sirvam de base para a realização de pesquisas futuras, em intervalos regulares de tempo e utilizando-se a mesma população, questionário e metodologia, para que possam ser feitas comparações no sentido de identificar evoluções no comportamento das maiores empresas brasileiras.
During the last five decades, several authors investigated the practices of capital budgeting, mainly in the United States of America and in the United Kingdom. However, a few studies were conducted with Brazilian companies, and the most comprehensive researchs occurred in the 1980s and 1990s. After this period, few studies have dealt with the theme "capital budgeting" in the country, and those that treated focused on certain types of businesses or case studies, without addressing the variables that could be related to investment analysis. Thus, the present study, with reference to the research conducted by Rodrigues (1999), aimed to describe the reality of the largest Brazilian companies in relation to the capital budgeting practices, and tried to determine, through a multivariate analysis, the relationship of these practices with a set of 17 variables related to investment projects, the company and its external environment. Therefore, the 500 largest Brazilian companies in 2009, listed by Exame magazine, were chosen as the population, and the administration of the questionnaire to these companies resulted in a response rate of 6,6%. Due to the lack of studies that aimed to analyze the variables that could explain the behavior of Brazilian companies, as well as the diversity in the samples and populations studied, types of questionnaires and the response rates, this study did not aim to compare the results with previous studies. However, it is expected that the results presented here provide a basis for conducting future research, at regular intervals of time and using the same population, questionnaire and methodology, so comparisons can be made to identify changes in the behavior of Brazilian largest companies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17204
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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