Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17229

TítuloEcologias da comunicação e contextos educacionais
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveDesenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação
Ecologia comunicacional
Interacção TIC
Comunicação e educação
Development of Information and communication Technologies
Communicational ecology
Educational contexts
Interaction ICT
Communication and education
Data2005
EditoraUniversidade Estácio de Sá (UNESA)
RevistaRevista Educação e Cultura Contemporânea
Resumo(s)Nesta comunicação considera-se que a abordagem da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fornece um quadro de compreensão dos impactos dos sistemas tecnológicos de informação no desenvolvimento da relação do homem com a comunicação e dos reflexos que as mudanças provocam nas estruturas educativas. As TIC não são apenas meios que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo de conhecimento, mas também (e sobretudo) contribuem fortemente para estruturar a ecologia comunicacional e os contextos educacionais das sociedades em cada época histórica. Em consequência, o autor analisa os desenvolvimentos das TIC ao longo do processo civilizatório desde o homo loquens e pictor ao homo digital para reflectir sobre as configurações comunicativas a que deram lugar e os seus impactos nas estruturas educativas, intitulando-as, respectivamente: "da comunicação interpessoal à comunicação em ambiente virtual" e "da educação familiar às comunidades de aprendizagem". Analisar estes processos significa, antes de mais, fazer uma reflexão sobre a ecologia comunicacional e educacional para se obter e fornecer informações sobre os impactos estruturantes das TIC que resultem úteis para se conseguir uma melhoria da acção educativa nos dias de hoje.
This paper flags that the development of Information and Communication Technology‟s approach(es) (ICT) provides a framework of understanding over the effects of informational technological systems, both within the enhancement of processes between man and communication, and the consequences instilled by the changes that occurred at the very marrow of educational structures. Basically the ICT should not be seen as a pale platform that allows an intricate set of interpellation practices. In fact, above all, it contributes deeply to structure communicational ecology and educational societal contexts, synchronically and diachronically. Thus, the author analyses the development of ICTs throughout the civilization processes – from homo loquens and pictor to homo digital – arguing both over the communicative configurations that occurred, and its particular effects over educational structures, such as, „from interpersonal communication to communication within a virtual environment‟, and „from family education to learning communities‟. To explore such set of processes implies, above all, analysis over communicational and educational ecology in order to get and to bring in crucial information about the structural impacts of the ICTs to improve educational practices nowadays.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17229
ISSN1807-2194
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ecologias da Comunicação e Contextos Educacionais.pdf560,91 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID