Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17326

TítuloA inovação tecnológica como elemento de dinamização empresarial
Autor(es)Merino, Fernando Manuel Barbosa de Oliveira Nogueira
Orientador(es)Faria, Ana Paula
Eiriz, Vasco
Palavras-chaveTecnologia
Modernização tecnológica
Inovação tecnológica
Dinamização empresarial
Empreendedorismo
Sectores de alta tecnologia
Estudos de caso
Technology
Technological modernization
Technological innovation
Entrepreneurial boosting
Entrepreneurship
High-tech sectors
Case studies
Data2011
Resumo(s)Esta dissertação aborda a inovação tecnológica como elemento de dinamização empresarial, num momento em que é crucial a discussão da capacidade empreendedora, mas também a discussão dos motores da diferenciação. A dissertação analisa a complexidade na relação entre a inovação tecnológica e a dinamização empresarial, através do estudo do caso de uma empresa têxtil. A metodologia de investigação desenvolve-se segundo um protocolo e um modelo de entrevistas que permitem construir um cenário sobre a evolução da empresa. Esta metodologia permite também, face aos conceitos teóricos fundamentais sobre a inovação tecnológica como elemento de dinamização empresarial, avaliar a evolução da empresa ao nível dos modelos e das estratégias de inovação e impactos na sua estrutura organizacional. A dissertação conclui que todo o processo de inovação da empresa estudada assenta numa relação entre os principais factores externos (natureza industrial da região em que a empresa está instalada, o impacto de políticas públicas e os aspectos de globalização associados ao sector automóvel, que é o seu principal cliente) e os factores internos (experiência acumulada, modernização organizacional e tecnológica). Ao serem determinantes para o desempenho da empresa, esses factores contribuíram para a sua dinamização e permitem perceber a importância da inovação tecnológica como factor decisivo para aumento da sua força competitiva. Este estudo permite realçar a complexidade na relação entre a variável inovação tecnológica e a variável dinamização empresarial, mas incide apenas sobre o caso de uma empresa. Assim, a extensão a outras empresas, e a outros enquadramentos empresariais, permitirá recolher mais dados através dos quais se poderá generalizar as conclusões obtidas.
This thesis addresses technological innovation as an entrepreneurial boosting element, at a time where entrepreneurial discussions, but also the discussions of differentiation motors, are crucial. The dissertation analysis the complexity of the relationship between technological innovation and entrepreneurial dynamism, through the case study of a textile company. The methodology research is developed according to a protocol and a model of interviews which allows one to view the scenario of the company's evolution. Given the fundamental theoretical concepts on technological innovation as an element of entrepreneurial dynamism, this methodology also allows the evaluation of the company's evolution in terms of models and strategies for innovation and the impact on its organizational structure. The paper concludes, that the whole process of innovation of the company which was studied, is based on the relationship between the major external factors (the nature of the industrial region where the company is located, the impact of public policies and associated globalization aspects of the automotive sector, which is its main customer) and internal factors (accumulated experience, organizational and technological modernization). As these are determine for the performance of the company, these factors contribute to its dynamism and allow the realization of the importance of technological innovation as a decisive factor for increasing its competitive strength. This study allows us to highlight the complexity of the relationship between technological innovation and entrepreneurial boosting variables, but mainly focuses only on the case of a company. Thus, the extension to other companies and other business frameworks will collect more data in order to generalize these findings.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17326
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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