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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Conceição-
dc.contributor.authorReis, Analisa dos Santos Teixeira da Costa-
dc.date.accessioned2012-03-16T11:17:58Z-
dc.date.available2012-03-16T11:17:58Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/17840-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Saúde)por
dc.description.abstractO presente estudo teve como finalidade examinar fatualmente os acontecimentos, pensamentos e emoções que os homens gambianos residentes na Gâmbia possuem em relação a uma questão que lhes é tabu, a circuncisão feminina. Foram analisadas 11 entrevistas efetuadas a homens com idades compreendidas entre os 20 e os 45 anos. Todos os participantes possuíam um nível de escolaridade acima da média, para as comunidades em questão, e são todos muçulmanos. Responderam as mesmas questões: O que é a circuncisão feminina?; Quer falar um pouco sobre os tipos de circuncisão feminina que existem?; Por que se faz a circuncisão feminina? e; por último, A circuncisão feminina deve continuar? Quer falar um pouco sobre o assunto?. Após a constituição do corpus de estudo efectuou-se a análise temática dos dados. Esta analise permitiu identificar uma serie de concepções solidamente interiorizadas e com forte componente cultural. Os sistemas de símbolos e de significados encontram-se grandemente influenciados pelo regime superestrutural, praticamente estático, destas comunidades. Assim, verificase que a modificação genital feminina étnica rege-se por uma poderosíssima componente educacional, que tanto pode ser ao nível da religião (sem no entanto, estar inscrita no Corão) e/ou dos processos tradicionais. O poder participativo que os homens possuem em todo o sistema sócio-cultural, político e económico é determinante na sociedade. São estes que constituem o grupo hegemónico que determina a manutenção ou a alteração de comportamentos/práticas. Considerando os seus testemunhos chega-se a conclusão que a erradicação da prática está longe de ser uma realidade. Que a manutenção e o reforço da mesma, por parte de quem se encontra informado sobre as consequências nefastas, é uma realidade. Os resultados induzem a um repensar sobre crenças e a criação de condições tanto ao nível hospitalar como de formação das profissionais tradicionais que executam este procedimento. Deste modo, fica salvaguardado o direito humano à diversidade cultural, o que vai permitir coexistir e criar espaço para o diálogo entre os praticantes e os outros povos.por
dc.description.abstractThis study aimed to examine the events factually, thoughts and emotions that male Gambians, residing in Gambia have no relation to the taboo issue of female circumcision. We analyzed eleven interviews conducted with men from the ages of 20 to 45 years. All participants had an education level above the average for the communities concerned, and they are all Muslims. They answered the same questions: What is female circumcision?; Do you want to talk a little about the types of female circumcision that exist?; Why is it female circumcision? and, lastly, should female circumcision continue? Do you want to talk a little about it?. After the formation of the corpus of study thematic analysis of the data was carried out. This analysis identified a series of strongly internalized ideas and a strong cultural component. Systems of symbols and meanings are greatly influenced by the superstructural, almost static, regime of these communities. Thus, it appears that the ethnic female genital modification is governed by a powerful educational component, be it in terms of religion (without, however, being inscribed in the Koran) and / or traditional processes. The participatory power that men have in all the socio-cultural, political and economic society is crucial. These constitute the hegemonic group that determines the maintenance or alteration of behaviors / practices. Considering that testimonies the conclusion that was reached is that the eradication of the practice is far from a reality. That maintaining and enhancing it, by those who are informed about the harmful consequences is a reality. The results lead to a rethinking of beliefs and creating conditions both in the hospital and training of traditional practitioners who perform this procedure. Thus, it is safeguards the human rights to cultural diversity, which will allow co-exist and create space for dialogue between practitioners and other people.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCircuncisãopor
dc.subjectMutilação genital femininapor
dc.subjectModificação genital feminina étnicapor
dc.subjectVisão endógenapor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectCircumcisionpor
dc.subjectFemale genital mutilationpor
dc.subjectFemale genital modification ethnicpor
dc.subjectVision endogenouspor
dc.subjectCultural diversitypor
dc.titlePercepção dos homens gambianos residentes na República da Gâmbia sobre a circuncisão femininapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc392.15(665.1)por
dc.subject.udc396(665.1)por
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