Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17922

TítuloEnsino-aprendizagem com recurso à tecnologia informática : mudanças observadas nos alunos
Autor(es)Machado, José
Silva, Bento Duarte
Almeida, Leandro S.
Data2007
EditoraUniversidad de A Coruña
Resumo(s)É cada vez mais comum utilizar-se a modalidade educativa designada por e-learning, entendida como o recurso às novas tecnologias multimédia e à internet para melhorar a qualidade da aprendizagem, a qual abrange um vasto conjunto de aplicações e processos como a aprendizagem mediada por computador, a aprendizagem baseada na Web, salas de aula e comunidades virtuais online. Apesar destes avanços tecnológicos e pedagógicos, continuam a existir disciplinas com níveis de insucesso elevados. A matemática é ilustrativa, continuando a ser considerada uma disciplina de difícil aprendizagem por grande parte dos alunos. Com o presente estudo, foi nosso objectivo recorrer à mediação por computador para avaliar o impacto na aprendizagem de funções quando os conteúdos matemáticos são apresentados utilizando a parte gráfica, em complemento da convencional abordagem algébrica. Os resultados finais sugerem que os alunos do 12º ano que participaram nesta experiência demonstram uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos e passaram a estabelecer, com mais facilidade, as relações entre as escritas algébrica e gráfica. Para além disso, nesta comunicação descrevemos algumas outras mudanças ocorridas nos alunos com a implementação desta experiência educativa, nomeadamente em termos de frequências, locais, modos de utilização e atitudes dos alunos em relação à utilização dos computadores.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoCitação bibliográfica: Machado, José; SILVA, Bento & Almeida, Leandro (2007). Ensino-aprendizagem com recurso à tecnologia informática: mudanças observadas nos alunos. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, B. Duarte da Silva & Almeida, L.(Eds.). Actas do IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Corunha: Universidade da Corunha, pp. 652-663. (ISSN 1138-1663)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17922
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ensino-aprendizagem com recurso à tecnologia informática mudanças observadas nos alunos.pdf926,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID