Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18064

TítuloO lugar das TIC na formação inicial de educadores e de professores do Ensino Básico em Portugal
Autor(es)Pais, Maria Custódia
Silva, Bento Duarte
Data2003
EditoraUniversidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Resumo(s)A integração da Tecnologia Educativa (TE) nos planos de formação inicial de educadores e professores tem sido apontada como uma necessidade premente. Esta comunicação tem como objectivo fazer o ponto da situação desta problemática, tendo como universo de estudo as Escolas Superiores de Educação (ESEs) da rede pública. Deste modo, para conhecer o alcance da inserção curricular da TE, analisam-se os planos curriculares e os programas das disciplinas; caracteriza-se a população docente responsável pela formação ministrada, as suas opiniões sobre o trabalho que desenvolvem, a formação e recursos da instituição. A finalizar, apresentam-se algumas sugestões/recomendações para repensar o lugar da TE na formação inicial nas Escolas Superiores de Educação.
L‟intégration de la Technologie Educative (TE) dans les plans de la formation initiale d‟éducateurs et enseignants a été considérée une nécessité urgente. Dans cet article nous ferons le point de cette problématique. L‟échantillon est constitué par les Écoles Supérieures d‟Education (ESEs) de l‟enseignement public. Pour connaître l‟amplitude de l‟insertion curriculaire de la TE, nous analysons les plans curriculaires et les programmes des disciplines, nous caractérisons la population enseignante responsable par la formation administrée, leur avis sur le travail qu‟ils développent, la formation et les ressources de l‟institution. Pour conclure, nous présentons quelques suggestions/recommandations pour débattre la place de la TE dans la formation initiale dans les Écoles Supérieures d‟Education.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoCitação bibliográfica: Pais, Maria & SILVA, Bento (2003). O Lugar das TIC na Formação Inicial de Educadores e de Professores do Ensino Básico em Portugal. In Julia Ferreira & Albano Estrela (eds.) Actas do XII colóquio da secção portuguesa da AFIRSE / AIPELF, a Formação de Professores à Luz da Investigação. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, pp. 185-193
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18064
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Lugar das TIC na Formação Inicial de Educadores e de Professores do Ensino Básico em Portugal.pdf2,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID