Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18092

TítuloVídeo na formação: uma experiência de videoscopia com professores estagiários
Autor(es)Fernandes, Susana Daniela da Silva
Silva, Bento Duarte
Data2004
EditoraUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Resumo(s)Esta comunicação aborda o papel do registo vídeo na auto-observação e hetero-observação na formação de professores estagiários tendo em vista melhorar o seu desenvolvimento. Pretende-se averiguar de que forma o processo de videoscopia ajuda os professores a tomarem consciência dos processos cognitivos, competências pedagógicas e atitudes que utilizam quando ensinam. Num primeiro momento da comunicação, os autores reflectem sobre a temática da Formação e Supervisão, focam diversas estratégias de formação e modelos de formação de professores e valorizam as estratégias e modelos reflexivos. Num segundo momento, apresentam a metodologia de investigação, um estudo de carácter exploratório assente nas metodologias de desenvolvimento, dando relevo aos objectivos, instrumentos e implementação da investigação, finalizando com a apresentação de alguns dos resultados e principais conclusões.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18092
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vídeo na Formação Uma experiência de videoscopia com professores estagiários.pdf537,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID