Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18162
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Ana Judite | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-28T13:46:08Z | - |
dc.date.available | 2012-03-28T13:46:08Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-90-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/18162 | - |
dc.description | Citação bibliográfica: Sousa, Ana & SILVA, Bento (2010). Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação. Actas do IX Colóquio Sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticas. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pp. 4345 – 4358 (ISBN: 978-972-8746-90-2) | por |
dc.description.abstract | A escola está cada vez mais consciente da importância das novas tecnologias no contexto sala de aula e a presença de computadores com acesso à Internet já é uma realidade. Devido às suas características e potencialidades, o número de blogues existentes na área da educação é cada vez maior. Através de uma revisão da literatura, constatámos que o uso de blogues, como interface cognitiva, integra-se numa perspectiva construtivista da aprendizagem, apresenta vastas potencialidades no processo de ensino/aprendizagem contribuindo para uma aprendizagem significativa. Interessou-nos, assim, centrar o objectivo geral desta investigação no conhecimento das percepções dos professores e dos alunos face à inserção dos blogues em contexto sala de aula, bem como nas percepções dos professores na relação entre blogues e o ensino, o currículo e a avaliação. Utilizamos uma metodologia de tipo descritivo/exploratório, adequada para identificarmos e compreendermos as percepções dos principais componentes descritivos do assunto e sujeitos em investigação sobre a temática em estudo. A amostra comportou 34 professores e 153 alunos pertencentes a uma Escola E.B. 2/3, tendo sido utilizados dois questionários: um para recolher as percepções dos alunos e outro para as dos professores. Os resultados obtidos evidenciam que a maioria dos professores e dos alunos concordam com o facto de os blogues serem uma interface cognitiva que promove a aquisição de conhecimentos e competências relacionadas com os conteúdos disciplinares. Mostram ainda concordância no facto de considerarem os blogues motivadores para aprendizagem, promoverem a autonomia, orientarem os alunos para as tarefas escolares e permitirem o desenvolvimento pessoal. Relativamente às percepções dos docentes, estes consideram não possuir conhecimentos adequados sobre o uso de blogues que lhe permita desenvolver progressivamente as capacidades dos alunos. Referem não saber tirar partido das potencialidades dos blogues na sala de aula de forma a incutir nos alunos o gosto pela aprendizagem e assim manter o seu interesse. Verificamos ainda que discordam que o currículo esteja planeado para possibilitar o desenvolvimento dos alunos na área das TIC e dos blogues, e que estes não incentivam os alunos à própria avaliação ou se apercebem do seu desempenho intelectual, bem como não facilitam o envolvimento destes na sua própria avaliação e tomada de consciência dos seus progressos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Blogues educativos | por |
dc.subject | Blogues e currículo | por |
dc.title | Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 21 - 23 Jun. 2010 | por |
oaire.citationStartPage | 4345 | por |
oaire.citationEndPage | 4358 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
oaire.citationTitle | IX Colóquio Sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticas | por |
sdum.conferencePublication | IX Colóquio Sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticas | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação.pdf | 577,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |