Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18674

TítuloAs redes sociais pessoais das crianças em acolhimento residencial: o papel dos Centros de Acolhimento Temporário
Autor(es)Cepa, Celine Manuela Abreu de Sousa
Orientador(es)Martins, Paula Cristina
Palavras-chaveRede social pessoal
Crianças
Centro de acolhimento temporário
Personal social network
Children
Residencial care
Data2011
Resumo(s)A presente dissertação visa aprofundar o conhecimento das redes sociais pessoais de crianças, de idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, com medida de acolhimento em instituição de curta duração. Mais especificamente, pretende-se: a) caracterizar as redes sociais pessoais destas crianças; b) aferir a importância que as instituições atribuem a essas redes sociais pessoais; e c) caracterizar as estratégias que desenvolvem no sentido de as promover. Parte-se da conceptualização de Rede Social Pessoal de Sluzki (1998), operacionalizada pelo "Instrumento de Avaliação da Rede Social Pessoal - Revisto" (IARSP-R) e respetivo "Mapa de Rede Social Pessoal", adaptados por Alarcão e Sousa (2007), e aprofundada mediante entrevista semiestruturada aos técnicos de quatro Centros de Acolhimento Temporário, que acolhem trinta e seis crianças na faixa etária definida. Os resultados desta investigação permitiram, a partir da perspetiva dos técnicos, caracterizar as redes sociais pessoais das crianças acolhidas como pequenas, coesas, mistas, demograficamente heterogéneas e multidimensionais/versáteis, com uma geografia próxima e uma presença diária nas suas vidas. Caracterizadas pela reciprocidade, proporcionam um elevado apoio emocional e companhia social à criança, em detrimento do apoio técnico e financeiro, manifestamente escassos ou inexistentes. Os centros de acolhimento temporário atribuem níveis de importância distintos à família, aos amigos/colegas de estudo, à instituição e à comunidade envolvente, sendo que o projeto de vida da criança funciona primordialmente como uma variável independente. As principais estratégias adotadas pelas instituições para promoverem as redes sociais pessoais das crianças envolvem o incentivo do relacionamento interpessoal, a primazia conferida ao projeto de vida como eixo organizador da intervenção, a planificação anual de atividades/eventos, facilitar oportunidades de vivências e experiências qualificadas e a articulação da dimensão social e educacional na promoção das redes.
The following dissertation aims at deepening the current knowledge on the personal social networks of children, with ages between 6 to 12 years, that are temporarily sheltered by foster homes. More specifically, it is intended: a) to characterize the children’s personal social network pages, b) assess the importance that these institutions ascribe to these personal social networks; and c) to characterize the strategies that they develop with the aim of promoting them. The starting point is the conceptualization of Personal Social Network by Sluzki (1998), operationalized by the "Instrument of Evaluation of Personal Social Network – Reviewed" (IARSP-R) and respective "Map of Personal Social Network", adapted by Alarcão e Sousa (2007), and deepened by semi-structured interview to the technical staff from four Temporary Children’s Homes, that give shelter to thirty six children between the ages described. The results of this investigation allowed, with the technical staff perspective, to characterize the personal social network of these children as small, cohesive, mixed, demographically heterogeneous and multidimensional/versatile, with a close geography and daily presence in their lives. Characterized by the reciprocity, they allow high emotional support and social company to the child, over technical or financial support that is glaringly scarce or inexistent. The temporary children’s homes attribute different levels of importance to the family, to friends/colleges of study, to the institution and to the surrounding community, making the children’s life project to work primordially as an independent variable. The main strategies adopted by the institutions to promote the children’s personal social networks involve the incentive towards interpersonal relationships, the primacy given to the life project as an organizing axis of intervention, an annual planning of activities/events, the facilitating opportunities for life experiences and qualified experiences and the articulation of the social and educational dimension in the promotion of networks.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Justiça)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18674
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Celine Manuela Abreu de Sousa Cepa.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos As Redes Sociais Pessoais das Crianças em Acolhimento.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID