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https://hdl.handle.net/1822/19040
Título: | A integração curricular das TIC: estudo de caso tomando como exemplo a geometria no ensino básico |
Autor(es): | Caldas, Maria Clara da Silva |
Orientador(es): | Silva, Bento Duarte da |
Palavras-chave: | Currículo Tecnologia Ensino Aprendizagem Curricula Technology Teaching Learning |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | As atuais transformações tecnológicas implicam mudanças no quotidiano de cada um de
nós. A consciencialização da necessidade de preparar os indivíduos para uma sociedade
dependente da tecnologia e a emergência de uma renovação pedagógica capaz de melhorar o
processo de ensino e aprendizagem, colocam a tónica na integração curricular das TIC.
A presença da matemática em vários setores, na ciência, na tecnologia, na arte e no
quotidiano pessoal, social e profissional, justificam uma formação consciente dos alunos nesta área
disciplinar e, em particular, na geometria. Tendo por base este cenário, propusemos estudar de que
forma o software educativo, em particular o Geogebra, influencia o processo de ensino e
aprendizagem, a motivação, as atitudes e o rendimento escolar dos alunos. Nesta perspetiva foi
realizado um estudo de caso sobre uma nova técnica pedagógica com uma turma do sétimo ano
pertencente à escola onde leciono. Para tal, recorremos a uma metodologia mista de essência
qualitativa que incorporou a aplicação de testes, inquérito por questionário, grelha de observação e
grelha de auto e heteroavaliação numa perspetiva de investigação-ação. Ao longo da dissertação,
tivemos sempre presente o seu contributo para os processos de ensino e aprendizagem, a reação
dos alunos na utilização do software, o papel do professor em contexto de sala de aula na utilização
das TIC como estratégia pedagógica, o contributo das tecnologias no rendimento escolar dos alunos
e as vantagens ou desvantagens da utilização do software no ensino e aprendizagem da geometria.
Este estudo permitiu constatar que o aproveitamento escolar dos alunos que realizaram as
atividades de investigação com recurso às tecnologias (software de matemática dinâmica,
GeoGebra), foi positivamente diferenciado, face aos que não trabalharam com recurso ao software.
Esta experiência educativa contribuiu também para aumentar a motivação dos alunos para a
matemática, alterou positivamente as suas atitudes nas aulas, proporcionou um ambiente de
aprendizagem mais atrativo em que os aprendentes foram os principais protagonistas do processo
de ensino e aprendizagem e permitiu ainda ao aluno autorregular o seu processo de aprendizagem.
Em suma, o processo de contextualização das tecnologias na sociedade passa pela sua
integração no currículo, com destaque para a utilização do software dinâmico em contexto de sala
de aula, tendo em conta a necessária renovação pedagógica da escola. The current technological transformations imply changes in everyone’s life. The awareness of the need to prepare individuals for a society depending on technology and the emergence of a pedagogical renewal capable to improve the teaching and learning process, emphasize the ICT integration in the curricula. The presence of mathematics in science, in art, in technology and in personal, social and professional daily life justifies an accurate formation of students in this subject, and particularly in geometry. According to this, we proposed ourselves to study how the educational software, in particular the Geogebra, influences the process of teaching and learning as well as the motivation, the attitudes and the academic performance of our students. In this perspective a case study of a new pedagogical technique was conducted in a class of the 7th form, in the school I’m teaching. This way, we used a mixed methodology of qualitative essence that incorporated the use of tests, survey, observation grid and a self and peer grid assessment in an investigation- action perspective. Throughout the essay we had always present its contribution for the process of teaching and learning, the students’ reaction when they use the software, the teacher’s role in the use of ICT in the classroom as a pedagogical strategy, the technological contribution in the student´s success and the advantages or disadvantages of using this software in teaching and learning geometry. This study puts in evidence that the student’s success of those who did the research activities with the use of technology (dynamic maths software, GeoGebra) was positively differentiated, in opposition to those who haven’t used the software. This pedagogical experience has also contributed to increase the motivation of the students to study mathematics; it has changed positively their attitudes in the class, provided a more attractive relationship and the students have been the center of the teaching and learning process. At the same time, it allowed the students to self control their learning process. In short, the process of contextualizing technologies in society needs its integration in the student’s curriculum, emphasizing the use of dynamic software in the classroom, making sure the need of a pedagogical renewal in school. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19040 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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