Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19142

TítuloPráticas de avaliação das aprendizagens da língua portuguesa no 1º ciclo após a frequência da ação de formação PNEP
Autor(es)Gomes, Ana Maria Poças
Orientador(es)Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Data2011
Resumo(s)O estudo apresentado, de natureza qualitativa, procurou compreender as conceções e práticas de avaliação das aprendizagens em língua portuguesa, averiguando o impacto da formação PNEP na implementação das orientações do Programa de Português nomeadamente quanto à avaliação das aprendizagens. Esta abordagem permitiu-nos refletir sobre o potencial de melhoria que as avaliações das aprendizagens produzem nos nossos alunos, no âmbito da perspetiva construtivista. A amostra do nosso estudo constituiu-se por seis docentes que frequentaram o referido programa de formação, que decorreu no Agrupamento de Escolas do Ave, sob coordenação do núcleo regional de Braga, sediado na Universidade do Minho, no ano letivo 2009/10. Para os objetivos definidos no estudo, optamos pela realização de um inquérito através da entrevista semiestruturada. Os dados que obtivemos foram analisados com recurso a categorias de análise de discurso. Dos dados sobressai a concordância de todas as docentes com a prespetiva formativa, reflexiva e sistemática da avaliação das aprendizagens como um processo de investigação-ação participado por professores, alunos e encarregados de educação, todavia, na prática, as docentes conceptualizam a avaliação como consequência e rumo de planificações e estratégias de ensino realizadas pelo docente, onde a participação e colaboração do aluno como agente e construtor de conhecimento a quem é devolvida informação sobre as suas competências, não estão contempladas. Verifica-se ainda que, embora as docentes refiram concordar que a diferentes domínios da língua portuguesa correspondem diferentes práticas de avaliação, não há evidências dessas práticas nos discursos. Infere-se também dos discursos das docentes que o processo de avaliação das aprendizagens não se alicerça na articulação e na colaboração entre docentes já que, embora havendo referências a diferentes instrumentos comuns aos professores do agrupamento para registo da avaliação, essa prática pouco concertada decorre em momentos pouco sistematizados, definidos por lei e sem participação voluntária. Conclui-se, da última parte do estudo, que, as docentes entrevistadas reconhecem no Programa de Formação PNEP muitas potencialidades de crescimento e desenvolvimento profissional, sobretudo pelo caráter prático que implica nos formandos. Finalmente o novo programa de Português do Ensino Básico introduz alterações significativas nas práticas pedagógicas das docentes, contudo, o enfoque da avaliação no aluno como construtor do seu desenvolvimento e regulação das suas aprendizagens não transparece nas declarações das docentes.
The present study, qualitative in nature, sought to understand the conceptions and assessment practices of Portuguese language learning by examining the impact of PNEP training in implementing the guidelines of the Portuguese program especially for the assessment of learning. This approach allowed us to think over on the potential of improvement that the assessment of learning in our students produces, within the constructivist perspective. Our study sample consisted of six teachers who attended the mentioned training program, held at the Agrupamento de Escolas do Ave, coordinated by the regional center of Braga, based at the University of Minho, in the academic year 2009/10. For the defined purposes in the study, we have carried out a survey through the semi-structured interview. The obtained data was analyzed using the categories of speech analysis. From the data emerges the agreement of all teachers with the formative perspective, reflective and systematic of learning assessment as a process of action-research participated by teachers, students and parents, however, in practice, teachers conceptualize evaluation as a result and direction of plans and teaching strategies carried out by the teacher where the student's participation and collaboration as an agent and constructor of knowledge who returned information on their skills, are not contemplated. It appears that although the teachers agree that to different areas of the Portuguese language correspond different assessment practices, there is no evidence of those practices in speeches. It can be also inferred from the teachers speeches that the evaluation process of learning it is not based on the cooperation and collaboration among teachers because, although there are references to different common tools for the teachers to record the assessment, this slight concerted practice takes place in few systematic moments, defined by law and without voluntary participation. It is concluded from the latter part of the study that the interviewed teachers recognized in the PNEP training program many potential of growth and professional development, especially the practical nature that infers on the trainees. Finally the new program of Portuguese on Primary School introduces significant changes in teaching practices of teachers, however, the focus of the assessment on the student as constructor of its development and regulation of their learning is not recognizable in the teacher‟s statements.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19142
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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