Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19530
Título: | O desenvolvimento da expressão oral na aula de LE |
Autor(es): | Garrido, Ana Daniela Godinho |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo Núñez Sabarís, Xaquín |
Palavras-chave: | EO – expressão oral LE – língua estrangeira |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente estudo ambicionou dar resposta ao projecto de investigação-acção: o
desenvolvimento da expressão oral na aula de língua estrangeira, na área do Inglês e Espanhol no
Ensino Secundário Português. Este relatório visa enquadrar teoricamente o tema do projecto, ao
mesmo tempo que espelha o trabalho realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em
Ensino de Inglês e Espanhol, na Escola Secundária D. Sancho I em Vila Nova de Famalicão. 1
Pretendeu-se, com este relatório, analisar o contexto alvo da minha intervenção pedagógica.
Foi meu objectivo também investigar, empreender actividades de promoção da EO e analisar o seu
impacto nas turmas-alvo do meu estudo. Assim, foram definidos como objectivos: identificar
constrangimentos e avanços na expressão oral na LE dos alunos; estimular a oralidade a partir da
aprendizagem em acção, com actividades motivadoras e pertinentes comunicativamente,
incentivando todos os alunos a participar e a melhorar a sua expressão oral; fomentar a autonomia
discursiva do aluno através de uma abordagem construtivista do erro oral; promover a reflexão por
parte dos alunos relativamente à sua evolução na oralidade reflectindo sobre as dificuldades
vivenciadas e sucessos conseguidos.
No final da minha intervenção, pude concluir que é crucial a adaptação das aulas aos
interesses dos alunos. No caso das minhas turmas, as actividades que envolveram o trabalho em
grupo constituiram uma estratégia eficaz de motivação. Penso também que a minha postura
enquanto professora foi igualmente importante para o incentivo à participação na LE: a
despenalização do erro oral foi fundamental para o desenvolvimento da EO. The present study´s aim was to give answer to the action-research project: the development of oral expression in FL class, at English and Spanish teaching in Portuguese Secondary Education. This report aims to do a theoretical framework of the project´s theme, and, at the same time, reflect the work done to complete the Master’s degree in English and Spanish teaching in D. Sancho I Secondary School in Vila Nova de Famalicão. It was aimed, with this report, to analyse the context of my pedagogical intervention. It was my intention also, to investigate and undertake activities to promote OE and analyse their impact on my target groups of students. Thus, four aims were proposed: identify constraints and advancements on students ‘oral expression; stimulate orality through learning in action, with motivating and communicative activities, encouraging every student to participate and improve his/her OE; develop discursive autonomy of students through a constructive approach of oral error; promote students´ reflection about their evolution on orality, reflecting about difficulties and successes accomplished. At the end of my intervention, I could conclude that is crucial to adapt lessons to the interests of students. In my case, the activities that involved group work were a successful strategy in motivating. I also think that my attitude as a teacher was equally important to the incentive to participation: the constructive approach of oral error was fundamental to the development of OE. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19530 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Daniela Godinho Garrido.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |