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dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina Alves-
dc.contributor.authorArqueiro, Ana Sofia da Silva-
dc.contributor.authorDionísio, Maria de Lourdes-
dc.date.accessioned2012-06-04T14:13:20Z-
dc.date.available2012-06-04T14:13:20Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.isbn978-989-95554-9-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/19541-
dc.description.abstractEm Portugal é ainda dominante a ideia de que ser-se letrado é unicamente o domínio de capacidades técnicas para a (des)codificação de textos escritos. Quem não atinge um bom nível em testes de literacia é considerado, assim, iletrado. Esquece esta visão que, no quotidiano de cada indivíduo, mesmo entre quem não tem aquele domínio, são múltiplos os eventos de literacia, envolvendo o uso eficaz de textos variados com finalidades de leitura e de escrita também distintas. Abordando as práticas de leitura e escrita numa perspetiva social, este texto toma como objeto os modos de uso da linguagem escrita por 113 adultos envolvidos no processo de RVCC, em Centros de Novas Oportunidades do distrito de Braga, Portugal. Entre as principais conclusões dos dados obtidos por questionário, com que se visava genericamente compreender o lugar da literacia nas vidas destas pessoas, destaca-se a variedade de textos produzidos e usados pelos adultos no seu quotidiano, aos quais se ligam propósitos variados das diferentes esferas das suas vidas.por
dc.description.abstractIn Portugal it is still dominant the idea that to be literate means solely the mastery of technical skills for (de)coding written texts. Those who do not have good performances in literacy tests are then considered illiterate. This view ignores that in each individual daily life, even among those that are said not to have that mastery, there are multiple literacy events, involving the use of diverse texts with reading and writing purposes also distinct. Approaching literacy practices under a social perspective, this text elects as its main object the ways of using written language by 113 adults enrolled in the Recognition and Accreditation of Prior Learnings process (RVCC, in Portugal), at New Opportunities Centers, of Braga, Portugal. Among the main conclusions of the data collected through a questionnaire, with which we aimed at understanding the place of literacy in these adults’ lives, we highlight the variety of the texts that they produce and used in their everyday lives, to which different purposes of their different life spheres may be connectedpor
dc.description.sponsorshipFCT/MCTES (PIDDAC)por
dc.description.sponsorshipFundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).por
dc.description.sponsorshipProjeto “A vida em mudança: A literacia na educação de adultos” (PTDC/CPECED/ 105258/2008)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdultospor
dc.subjectPráticas de literaciapor
dc.subjectEventos de literaciapor
dc.titleVidas letradas de adultos em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competênciaspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate25-26 maio, 2012por
oaire.citationStartPage123por
oaire.citationEndPage129por
oaire.citationConferencePlaceLeiria, Portugalpor
oaire.citationTitleI Conferência Internacional : Investigação, práticas e contextos em Educaçãopor
sdum.conferencePublicationI Conferência Internacional : Investigação, práticas e contextos em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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