Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19544

TítuloDesempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe
Autor(es)Fernandes, Ana Sofia Ferreira Silva Mendes
Orientador(es)Santos, Anabela Cruz dos
Data2011
Resumo(s)A elevada prevalência de crianças com perturbações da comunicação, nomeadamente ao nível das perturbações da linguagem e das perturbações fonológicas ou fonéticas, resultando num encaminhamento frequente para os serviços de educação especial, conduz à necessidade de um maior conhecimento relativamente aos processos de linguagem e fala em Português Europeu (PE). Com este estudo, tínhamos como principais objetivos analisar as competências fonéticas e fonológicas das crianças que apresentam perturbações da linguagem ou fala, comparando o desempenho das mesmas no Teste Fonético-Fonológico ALPE (TFF-ALPE; Mendes, Afonso, Lousada, & Andrade, 2009) com os resultados obtidos para a norma das crianças portuguesas. Este estudo exploratório foi realizado nas escolas EB1 e jardins de infância de um agrupamento de escolas do concelho de Fafe, em 59 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos de idade com perturbações da linguagem ou fala. Os resultados obtidos neste estudo foram: 1) A idade cronológica influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem ou fala; 2) O género não influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem e fala; 3) O diagnóstico influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem ou fala; 4) O contexto educacional não influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem ou fala, e 5) O apoio em terapia da fala influencia o desempenho fonético e fonológico das crianças com perturbações da linguagem ou fala. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que as crianças avaliadas com este teste apresentam: 1) um desempenho inferior ao percentil 10; 2) uma discrepância de pelo menos 12 meses entre a idade linguística e a cronológica, 3) uma diferença no desempenho igual ou superior a um desvio e meio ou dois desvios padrão abaixo do esperado para a sua faixa etária. Assim, o TFF-ALPE (Mendes et al., 2009) é um teste que deverá ser utilizado no processo de identificação das crianças com perturbações ao nível da produção dos sons da fala.
The high prevalence of children with communication disorders, namely in terms of language and phonetic or phonological disorders, often resulting in a referral for special education services, leads for more knowledge on the processes of language and speech in European Portuguese (EP). The aim of this study was to analyze the phonetic and phonological performance among children who have speech or language disorders, by comparing their performance with the Phonetic-Phonological Test (TFF-ALPE; Mendes, Afonso Lousada, & Andrade, 2009) standardized norms. This study was conducted in schools and preschools of Fafe municipality with 59 children (aged 4-11) diagnosed with language or speech disorders. The results of this study were: 1) Age of children with language and speech disorders influences their phonetic and phonological performance; 2) Gender does not influence the phonetic and phonological performance of children with speech and language disorders; 3) Diagnose influences the phonetic and phonological performance of children with language or speech disorders; 4) Educational context does not influence the phonetic and phonological performance of children with language or speech disorders; 5) Speech therapy services influences the phonetic and phonological performance in children with language or speech disorders. Results obtained from this study can be described as: 1) children showed a performance below the percentile 10; 2) there is a discrepancy of at least 12 months between the chronological age and the linguistic age, 3) there is a difference in their performance equal or higher than a 1,5 or 2 standard deviation below the expected for that age range. So, the TFF-ALPE (Mendes et al., 2009) can be considered as a useful tool in assessment procedures towards the identification of children with speech sound disorders.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19544
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Ana Sofia Mendes Fernandes_25_10.pdf694,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID