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https://hdl.handle.net/1822/19559
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Afonso, José António | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Catarina Alexandra Miranda de | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-05T15:04:14Z | - |
dc.date.available | 2012-06-05T15:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/19559 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) | por |
dc.description.abstract | A ES, com o objectivo de melhorar os resultados académicos e de se aproximar cada vez mais da população estudantil implementou, desde o ano lectivo de 2009/2010, o Clube “Mais Sucesso Escolar” (CMSE). As acções desenvolvidas no CMSE são dirigidas essencialmente aos jovens do 7º ao 12º ano de escolaridade e suas famílias. O trabalho consistiu na realização de tarefas bastante diversificadas. Incidiu sobretudo na sala do Centro de Trabalho Autónomo (CTA) através da planificação e dinamização de actividades lúdicas e pedagógicas dirigidas aos estudantes; na Ludoteca através da realização de jogos didácticos; e no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) através da prestação de apoio pessoal, social, educativo e comunitário aos jovens e às famílias. Valorizando as aptidões pessoais como elementos integrantes da formação humana, o Clube “Mais Sucesso Escolar” proporciona a aquisição de competências e apetências diversas que ultrapassam o saber cognitivo mais predominante nos currículos escolares. Resultando de um processo de participação e animação sociocultural, o Clube adapta-se às necessidades e interesses do seu público-alvo, que assume o papel primordial em cada actividade desenvolvida. Para a produção deste Relatório apoiei-me no paradigma de investigação-acção participativa, uma vez que se centra na compreensão dos problemas, analisando as atitudes, os comportamentos e os valores. Para operacionalizar este Projecto baseei-me na consulta de documentos, na observação participante, nas notas de campo, nas entrevistas semiestruturadas, nos grupos de discussão focalizada, no inquérito por questionário, nas conversas informais e na análise e interpretação dos resultados. A intervenção demonstra que as actividades extracurriculares são indispensáveis no desenvolvimento da formação pessoal e social dos estudantes e são formas de saber, de estar, de comunicar e de aprender. Em escala alargada, permite aos jovens participar em desafios pessoais e colectivos que contribuem para melhorar os resultados académicos, valorizando também os contactos intergeracionais, bem como realçando aprendizagens que ficam para o resto da vida. | por |
dc.description.abstract | The ES with the goal to improve academic results and to become ever closer to the students implemented, since 2009/2010, the “Mais Sucesso Escolar” Club (CMSE). The measures developed on “CMSE” are essentially oriented to young from 7th to 12th grade and their families. The work consisted on the execution of diversified tasks. It focused mainly in the “Centro de Trabalho Autónomo” (CTA), room through planning and dynamic play activities and pedagogical towards students; in the “Ludoteca” through didactic games; and in the “Gabinete de Apoio ao Aluno e à Familia” (GAAF), through installment of personal, social, educational and community support to young and their families. Valuing the personal skills as members of human development, the “Mais Sucesso Escolar” Club provides the acquisition of diversified skills that surpass the cognitive knowledge, dominant in school curriculum. Resulting from a process of “sociocultural” participation and animation, the club adapts itself to the needs and interests of its public target, which assumes the man focus of each developed activity. For this report, we made use of the “investigação-acção participativa” paradigm, once it focuses on the comprehension of problems, analyzing attitudes, behaviors and principals. To operationalize this project we based ourselves on documents consults, making use of participant observation, camp notes, semi-structured interviews, informal talks and on content analysis. Our intervention shows that extracurricular activities are indispensable to the social and self development of students and are ways of knowledge, being, communicating and learning. In a wide scale, it allows young people to participate in personal and collective challenges that contribute to improve their academic results, valorizing also contacts between generations, as well as enhance learning that stick to the remaining of their lives. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Insucesso escolar | por |
dc.subject | Educação não formal | por |
dc.subject | Actividades extracurriculares | por |
dc.subject | Intervenção comunitária | por |
dc.subject | School failure | por |
dc.subject | Non-Formal education | por |
dc.subject | Extracurricular activities | por |
dc.subject | Community intervention | por |
dc.title | Clube "Mais Sucesso Escolar": não só da educação formal vive a escola | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 371.212.72 | por |
dc.subject.udc | 374 | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Catarina Alexandra Miranda de Oliveira.pdf | Relatório de Estágio | 1,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |