Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19666

TítuloAudiovideografia e cultura audiovisual : um estudo de caso com alunos do 9º ano do ensino básico, em Educação Visual, no âmbito do projecto curricular de turma
Autor(es)Oliveira, Anabela Dias da Costa
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveCinema educativo
Vídeo-educativo
Podcast vídeo
Cultura audiovisual
Educação para os media
Motivação
Educational cinema
Educational films
Pod-cast video
Culture
Audiovisual
Media education
Motivation
Data2011
Resumo(s)A criação, pelos alunos, de pequenos filmes sobre a realidade escolar, a cidade onde habitam, os problemas que os preocupam, contribui, de forma significativa, na educação para a cidadania, para a promoção das artes, da criatividade, e para o desenvolvimento da cultura audiovisual na escola? Qual é a importância dos jovens “fazerem” e discutirem comunicação? Será que estes alunos serão os mesmos depois de dominarem esta tecnologia, depois de passarem de consumidores a produtores? Para tentar responder a estas questões desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo, em ambiente de investigação-ação-crítica, na disciplina de Educação Visual, com alunos do 9º ano de escolaridade. Tentando incrementar a cultura audiovisual na escola, perseguiram-se os seguintes objectivos: que os alunos adquirissem competências de uso das tecnologias vídeo; que desenvolvessem um olhar crítico e reflexivo sobre factos e acontecimentos, desenvolvessem a criatividade e a capacidade comunicativa. Foi possível verificar que estes jovens realizadores de narrativas audiovisuais desenvolveram competências no âmbito das tecnologias, no âmbito da forma como lidam com os elementos das linguagens, no diálogo que estabelecem com o imaginário, no modo de falarem de si e das suas questões, em suma, no modo de interagirem com o mundo. Se dotarmos os jovens de conhecimentos sobre a linguagem audiovisual e os sensibilizarmos para o seu poder, se os incentivarmos a usá-la, se lhes dermos espaço e liberdade para produzirem as suas próprias narrativas, estamos a contribuir para a formação de cidadãos mais interventivos, mais cívicos e mais criativos.
The creation of short movies, by the students, about the reality of school, the city they inhabit, the problems that trouble them, does it contribute, in a significant way, for an education towards citizenship, promotion of arts and creativity and an audiovisual culture in school? What is the importance of having these youngsters doing and discussing communication? Will these students be the same after they master such technology such is, after they change from consumers to producers? To address these issues a qualitative case study was held in an environment of critical action-research, in the discipline of Visual Education with ninth-grade students. In order to increment audiovisual culture at school the following goals were targeted: the mastery of skills in video technologies; the development of a reflexive and critical overview towards facts and events; the development of creativity and communication capacity. It was possible to detect that these young directors of audiovisual narratives had acquired skills in the spectrum of technologies namely, the way they deal with language elements, the way dialog is established between themselves and the imaginary, the way they address themselves and their questions and in sum: the way they interact with the world. If youngsters are presented with knowledge over audiovisual language and if we make them sensitive to its use, if we give them incentive to use it and allow space and freedom to produce their own narratives, we are contributing to raising citizens who are more interventive, more civic and also more creative.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19666
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Anabela Dias da Costa Oliveira.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID