Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/197

TítuloO estudo do local em educação: dinâmicas socioeducativas em Paredes de Coura
Autor(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Data2003
Resumo(s)Nas três últimas décadas, o local tem sido objecto de um interesse crescente, em termos políticos, sociais e científicos. A proliferação de noções como autonomia, participação, comunidade, contrato, projecto, parceria, e a emergência de políticas e práticas de gestão local da escola, de desenvolvimento comunitário, de parceria entre serviços, instituições e profissionais dos campos da educação, saúde e serviço social é um exemplo desse interesse crescente. Este fenómeno não é novo, pois corresponde a um ressurgimento do nível local após este ter estado abafado pela pelo nível nacional-estatal. O que é novo no período recente é o facto de este fenómeno de re-localização ocorrer em simultâneo com a crise do Estado Providência e com a emergência do fenómeno de globalização. Neste contexto, o estudo das dinâmicas locais não pode ignorar as várias dimensões – local, nacional, global e, no nosso caso, da União Europeia – que se cruzam e manifestam no nível local, de um modo mais complexo do que anteriormente. A investigação empírica, que foi realizada num concelho rural do Norte de Portugal (Paredes de Coura) e na qual se procedeu à descrição e análise de dois tipos de dinâmicas locais, revela essa complexidade. No primeiro caso, analisou-se uma dinâmica desenvolvida por uma associação local dedicada essencialmente à educação de infância, mas que tem desenvolvido as suas actividades nas localidades mais isoladas do concelho, integrando as dimensões educativas e sociais e conferindo às crianças uma função de mediação em processos de desenvolvimento local comunitário. No segundo caso, analisou-se uma dinâmica conduzida pelos professores e pela autarquia, que culminou recentemente com a decisão de concentração de todas as crianças do concelho que frequentam o ensino primário e algumas que frequentam a educação pré-escolar num único edifício escolar localizado na Vila, com o consequente encerramento de todas as pequenas escolas rurais das freguesias. Enquanto que no primeiro caso as dinâmicas locais se desenvolvem numa lógica de proximidade e de solidariedade com o mundo rural, contribuindo para a sua sobrevivência e para o seu desenvolvimento integrado, no segundo caso elas são alimentadas pelos mitos da homogeneidade e da concentração e influenciadas por uma concepção urbano-industrial de desenvolvimento e por uma agenda das reformas educativas dos anos 80-90 que tem sido dominada por uma lógica de racionalização e de modernização. Na última parte desta dissertação, desenvolve-se uma reflexão crítica sobre o renovado interesse pelo local, inspirada nos resultados da investigação empírica mas incluindo outras escalas de análise. Esta reflexão é conduzida em torno de três conceitos-chave: animação (animation socioculturel na tradição francófona e community development na tradição anglosaxónica), gestão e parceria. Através dela, examina-se a ênfase com que cada um destes conceitos se tem manifestado ao longo das três últimas décadas e das diferentes lógicas que os têm caracterizado em termos de discursos e de práticas. Procede-se igualmente à análise crítica de um fenómeno de apropriação retórica e gestionária do espírito militante das linguagens e práticas da “animação”, que se tem verificado no âmbito das reformas educativas e dos programas oficiais de política social dos anos 80-90. Argumenta-se que, neste período, a noção de “gestão” se tornou dominante e a hegemonia da Escola se acentuou relativamente a outros contextos e práticas educativas, mas, desde os anos 90, a noção de “parceria” tem vindo a emergir como uma expressão de uma “lógica conexionista”, inspirada na metáfora da rede, dominada por uma ideologia do consenso e baseada numa linguagem eufemística, tornando-se necessário desenvolver um “pensamento reticular crítico” mais adaptado e vigilante relativamente a esta nova lógica das sociedades contemporâneas.
In the last three decades, the local dimension has been an object of increasing interest, in political, social and scientific terms. The proliferation of notions, such as autonomy, participation, community, contract, project, partnership, and the emergence of politics and practices of local management of schools, community development and partnerships involving services, institutions and professionals of education, health care and social work is an example of that increasing interest. This phenomena is not new, since it corresponds to a renewal of the local level, after it had been smothered by the national-state level. What is new in this recent period is the fact that this re-localization phenomena occurs simultaneously with the Welfare State crisis and the emergence of the globalization phenomena. In this context, the study of the local dynamics can not ignore the several dimensions: local, national, global and, in our case, the European Union; which cross and manifest themselves, in the local level, in a more complex way than ever before. The empirical research, that was carried out in a rural municipality in Northern Portugal, in which two kinds of local dynamics were described and analysed, reveals this complexity. In the first case, a local dynamic promoted by a local association was analysed. It is essentially dedicated to childhood education, but develops its activities in the more isolated localities of the municipality, integrating the educational and social dimensions and conferring to children the role of mediation in community development processes. In the second case, a local dynamic conducted by teachers and the local authorities was also analysed. This has culminated recently with the decision of the concentration of all children of the municipality who attend primary education and some who attend pre-school education in a single school building located in the Village municipal centre, with the consequent enclosure of all small rural parish schools. While in the first case, the local dynamics develop in the logic of proximity and solidarity with the rural world, contributing to its survival and integrated development, in the second case, they are supported by the myths of homogeneity and concentration and also influenced by an urban-industrial conception of development and by the agenda of the educational reforms of the 80’s and the 90’s, which have been dominated by the logic of rationalization and modernization. In the last part of this dissertation, a critical reflection about the renewed interest by the local dimension in Education was developed by the inspiration of the empirical research results and including other scales of analysis. This reflection is conducted around three key-concepts: “community development” (corresponding to, in tradition, principles and in logical terms, to the francophone concept of “animation socioculturel”), “management” and “partnership”. Through this reflection, the emphasis with which each of these concepts has been manifested for the last three decades and the different logics of the discourses and practices which have been characterised were focused on. Finally, a phenomena of managerial and rhetorical appropriation of the militant spirit of the “community development” practices and languages, occurred in the ambit of the educational reforms and the official programs of social public policies in the 80-90’s, was also observed. In this sense, we argue that, in this period, the notion of “management” became dominant in the educational field and the hegemony of “school” was accentuated to other educational contexts and practices, but, since the 90’s, the notion of “partnership” has been emerging as an expression of a “connectionist logic”, inspired in the network metaphor, dominated by an ideology of consensus, based on an euphemistic language and appealing to the integration of the educational and social dimensions. As a consequence, it is necessary to develop a “critical reticular thinking” more adapted and vigilant of this new logic of contemporary societies.
TipoTese de doutoramento
URIhttps://hdl.handle.net/1822/197
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE DOUT.pdf1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID