Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19798

TítuloO processo de internacionalização das empresas brasileiras em Portugal
Autor(es)Araujo, Vanessa
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveProcesso de internacionalização
Marketing internacional
Modos de entrada
Process of internationalization
International marketing
Input modes
Data2011
Resumo(s)Esta dissertação de mestrado tem por objetivo avaliar o processo de internacionalização das empresas brasileiras em Portugal. Para a realização deste trabalho, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica onde se definiram os conceitos relevantes para a área de internacionalização empresarial e da escolha dos modos de entrada nos mercados internacionais. Na coleta dos dados primários foi primeiramente realizada uma pesquisa qualitativa por profundidade com o diretor de uma das maiores empresas brasileiras presentes em Portugal para maior compreensão do estudo, após foram analisadas empiricamente 34 empresas, 30 por meio de aplicação de um questionário para posterior análise dos dados e 4 entrevistas por profundidade em grandes organizações para validação dos dados coletados na pesquisa quantitativa. O instrumento utilizado como fonte primária de dados foi o questionário e o roteiro de entrevista, na pesquisa quantitativa foi utilizado métodos de análises dos dados descritos na metodologia. Através da pesquisa obteve-se como resposta a afirmação das hipóteses avaliadas tendo impacto as variáveis da empresa e do setor com o modo escolhido de entrada no mercado português e a análise do desempenho descrita na pesquisa qualitativa foi validada através da pesquisa qualitativa, obtendo-se como resposta o desempenho da empresa menor que o esperado. Espera-se que os resultados desta pesquisa de mestrado venham a contribuir para a compreensão do processo de internacionalização das empresas brasileiras em Portugal.
This dissertation aims to assess the process of internationalization of Brazilian companies in Portugal. For this work, we developed a literature review where we have defined the concepts relevant to the area of business internationalization and the choice of entry mode in international markets. In the collection of primary data was first carried out a qualitative research for depth with the director of one of the largest Brazilian companies present in Portugal for greater understanding of the study, after empirically analyzed 34 companies, 30 by application of a questionnaire for analysis of 4 data and depth interviews in large organizations to validate the data collected in quantitative research. The instrument used as a primary source of data was the questionnaire and interview guide, was used in quantitative research methods of data analysis described in the methodology. Through research it was found in response to thestatement of hypotheses evaluated variables impacting the company and the industry with the chosen mode of entry into the Portuguese market and the performance analysis described in qualitative research has been validated through qualitative research, obtaining as response the company's performance lower than expected. It is hoped that the results of this master's research will contribute to understanding the process of internationalization of Brazilian companies in Portugal.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19798
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Araujo.pdf
Acesso restrito!
2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID