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https://hdl.handle.net/1822/19858
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Vânia | - |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-10T11:17:55Z | - |
dc.date.available | 2012-07-10T11:17:55Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-20-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/19858 | - |
dc.description.abstract | O sentimento que as crianças têm em relação à escola é largamente baseado nas suas experiências durante o tempo de recreio, pois é durante estes momentos que as crianças constroem e realizam os seus jogos, que estabelecem as próprias regras de conduta e onde mantêm as suas relações sociais independentes da sala de aula. (Blatchford, 1998). Atendendo às dinâmicas sociais atuais podemos admitir que para a criança, o recreio é o espaço onde ela exerce a sua liberdade de ação sendo este um importante contexto para o jogo. Este, por sua vez, potencia o desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança (Neto, 2008). Este estudo tem como objectivos, perceber quais os jogos e brincadeiras praticados no recreio, pelas crianças dos 6 aos 9 anos, de uma escola do 1º ciclo do ensino básico e identificar com quem brincam as crianças durante esse período. Foi nossa intenção, ainda, verificar as diferenças entre géneros e idades. A amostra é constituída por 33 crianças (18 rapazes e 15 raparigas) de uma escola do 1º Ciclo do concelho de Vila Verde, Braga. Para a recolha de dados foi utilizado um registo diário das atividades realizadas no recreio durante uma semana. Verificou-se que os rapazes realizam com mais frequência durante a semana os jogos de perseguição (52,2%), seguindo-se, os jogos de cartas (13,0%) e os jogos de faz-de-conta (11,0%). Por sua vez, as raparigas, apesar de menor percentagem em relação aos rapazes, também são os jogos de perseguição que elas mais realizam no recreio (29,1%), sucedendo-se os jogos de faz-de-conta (17,4%) e as corridas (14,0%). Quanto às relações entre as crianças nos recreios, podemos afirmar que estas se relacionam com o grupo da turma mais frequentemente aos 6 e 7 anos. As crianças com 8 e 9 anos brincam e jogam com crianças das mesmas idades independentemente do género. As raparigas de 8 e 9 anos interagem, mais frequentemente com as crianças de 6 e 7 anos do que os rapazes da sua idade. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), UM (UI 317) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Recreio | por |
dc.subject | Atividades lúdicas | por |
dc.subject | Interações | por |
dc.subject | Género | por |
dc.title | Jogos, brincadeiras e interações nos recreios do 1ºCiclo : diferenças entre géneros e idades | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 61 | por |
oaire.citationEndPage | 71 | por |
oaire.citationTitle | Atividade física, saúde e lazer : o valor formativo do jogo e da brincadeira | por |
sdum.bookTitle | Atividade física, saúde e lazer : o valor formativo do jogo e da brincadeira | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jogos, Brincadeiras e relações sociais nos recreios do 1º Ciclo, diferenças entre géneros e idades..pdf | 6,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |