Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/206

TítuloVivências académicas e rendimento escolar: estudo com alunos universitários do 1º ano
Autor(es)Santos, Luísa
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Data2000
Resumo(s)A entrada na universidade corresponde ao momento inicial de um projecto de vida decisivo para a maioria dos estudantes universitários. As características pessoais do estudante, bem como os apoios que a universidade lhe disponibiliza, desempenham um importante papel nos níveis de adaptação dos estudantes ao contexto universitário. As dificuldades no processo de adaptação ao ensino superior podem ter como implicação o insucesso escolar e, em casos extremos, o abandono escolar. O objectivo global deste estudo é contribuir para um melhor conhecimento das relações existentes entre vivências e rendimento académicos. Partindo de uma amostra de 456 alunos do primeiro ano da Universidade do Minho, analisam-se as dimensões da adaptação académica e o seu possível impacto no rendimento escolar dos estudantes. Os dados referentes à adaptação foram obtidos através da administração do Questionário de Vivências Académicas —QVA (Almeida & Ferreira, 1997), agrupando-se neste estudo as 17 subescalas do QVA nas dimensões pessoal, de realização académica e institucional. Para efeitos de avaliação do rendimento escolar foram recolhidos alguns indicadores referentes às avaliações destes alunos ao longo do ano lectivo de 1998/1999. Os resultados apontam para uma correlação com significado estatístico entre a dimensão de realização da adaptação académica e os indicadores de rendimento tomados. O rendimento académico foi explicado entre 16% a 30% pelas subescalas do QVA. Tendencialmente as variáveis mais decisivas para o rendimento académico foram as respeitantes aos métodos de estudo, às bases de conhecimentos, à percepção de competências cognitivas e à adaptação ao curso.
Access into the university for most students means a decisive first moment of a life project. The personal attributes of the student, as well as the institutional support from the university, play an important role on the degree of adjustment of students to the academic environment. The difficulties in the process of adaptation to higher education may imply high failure rates or even drop out of students. The overall scope of the present study is to contribute to a better understanding of the relationship between academic adjustment and academic achievement. The results from a sample of 456 first year students at Universidade do Minho are analysed in the dimensions of academic adaptation and their possible impact on the students achievement. The data concerning adjustment was collected by passing the “Questionário de Vivências Académicas — QVA’ (Almeida & Ferreira, 1997). The 17 QVA sub-scales were grouped into personal, realization and contextual/institutional dimensions. In order to evaluate the academic performance some indicators referring to the students assessment in the academic year 1998/1999 were collected. The results point to a statistically meaningful correlation between the dimension of academic realization and the performance indicators. Indeed, the academic performance of students is predicted to a degree from 16% to 30% by the QVA sub-scales. As a tendency the sub-scales with greater impact on academic achievement were those related to the methods of study, the knowledge previously acquired by students, the perception of cognitive competences and the adjustment to the curriculum.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/206
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luisa Santos .pdf8,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID