Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20710
Título: | Para uma concetualização alternativa de accountability em educação |
Outro(s) título(s): | To an alternative approach of accountability on education Pour une autre conceptualisation de l'accountability |
Autor(es): | Afonso, Almerindo Janela |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Exames e testes estandardizados Accountability neoliberal e neoconservadora Accountability alternativa Educational policies Examinations and standardised tests Neoliberal and neoconservative accountability Alternative accountability Politiques d’éducation Examens et tests standardisés Accountability néolibérale et néoconservatrice Accountability alternative |
Data: | 2012 |
Revista: | Educação & Sociedade |
Resumo(s): | Nas últimas duas ou três décadas, a problemática da accountabilty tem sido enclausurada nas lógicas do pensamento único, neoconservador e neoliberal. Torna-se, por isso, necessário lembrar que há outras alternativas. Neste sentido, este texto adota uma abordagem crítica e revisita brevemente
o conceito de accountability (ou seja, a interação entre avaliação, prestação
de contas e responsabilização), no sentido de chamar a atenção para configurações que sejam mais democráticas e progressistas. Por referência a esta mesma problemática, pontuam-se também algumas tendências em curso em Portugal e outros países europeus. In the last two or three decades, the issue of accountability has been enclosed in the logic of the neoconservative and neoliberal single thought. It is therefore necessary to show that there are others alternatives. In this regard, this paper adopts a critical approach and briefly revisits the concept of accountability (that is, the interaction between evaluation, answerability and enforcement) in order to draw attention to the need for models that could be more democratic. By reference to this same question, the author indicates some trends underway in Portugal and other European countries. Dans les deux ou trois dernières décennies, la question de l’accountabilty a été cloîtrée dans les logiques de la pensée unique, néoconservatrice et néolibérale. Il faut donc que l’on se souvienne qu’il y a d’autres alternatives. En ce sens, ce texte adopte une approche critique et revisite sommairement la notion de l’accountabilty (c’est-à-dire l’interaction entre l’évaluation, le rendu de comptes et la responsabilisation) afi n d’a irer l’a ention sur des confi gurations qui soient plus démocratiques et progressistes. Par référence à ce e même question, on souligne aussi certaines tendances en cours au Portugal et en autres pays européens. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20710 |
DOI: | 10.1590/S0101-73302012000200008 |
ISSN: | 0101-7330 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almerindo artigo E&S, 2012.pdf | 123,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |