Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20801

TítuloA sustentabilidade do uso da madeira na construção
Autor(es)Coelho, Ana C.
Orientador(es)Branco, Jorge M.
Gervásio, Helena Maria Santos
Data2012
Resumo(s)O presente trabalho aponta ao objetivo geral de explorar o potencial do uso da Madeira na Construção, sob a perspectiva da sustentabilidade e dos atuais métodos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Apresenta-se um enquadramento preliminar, que pretende situar a madeira nas várias dimensões e linhas de orientação para a Sustentabilidade da Construção. Em seguida, avaliam-se as possibilidades e limitações das Avaliações de Ciclo de Vida de edifícios de madeira, através da sua aplicação a casos de estudo segundo duas diferentes abordagens: a primeira estabelece uma comparação (ambiental e económica) entre dois sistemas estruturais: madeira e aço leve; a segunda, quantifica exaustivamente os impactos ambientais de uma solução-base, que é de seguida sujeita a uma análise de sensibilidade para aferição de quais as variáveis que provocam as maiores variações nos resultados da ACV. Por fim, em resultado da experimentação efectuada, apresenta-se uma lista de contributos para a formulação de uma Metodologia de Avaliação da Sustentabilidade adaptada às particularidades dos edifícios de madeira.
This research work points to the main goal of exploring the potential associated with timber construction, under a Sustainability point of view, along with the available Life-cycle Assessment (LCA) methods. It starts with a state-of-the art that contextualizes timber in the three dimensions of sustainable development, and presents a guideline for a more sustainable construction industry. The possibilities and constraints of the LCA, applied to timber buildings, are assessed through two different case studies: the first one is a comparative assessment, which aims to compare timber frame and light steel framing as a structural option to a single-family house; on the second one, a single project is assessed in detail, performing a sensitivity analysis in order to determine which life-cycle options (end-of-life, transport...) produce the most noticeable impacts. As a summary, at the end of the essay some contributions are given, in order to a future definition of a Sustainability Assessment method that can be fully suitable for timber buildings.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20801
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AnaCoelho.pdf15,17 MBAdobe PDFVer/Abrir
Ecowood_paper.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir
JOHO-D-12-00429_2.pdf279,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID