Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20846

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Judite Zamith-
dc.date.accessioned2012-11-15T17:34:21Z-
dc.date.available2012-11-15T17:34:21Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20846-
dc.description.abstractO presente estudo é inicial e exploratório de desenvolvimento pessoal e social, por metodologia de Investigação-Ação, com um “modelo lógico”, descrito por Bickman, em 1987. Sintetiza as linhas-guia de um programa de intervenção preliminar, dirigido à autonomia e educação sexual de raparigas institucionalizadas, maiores de 14 anos, em dois centros de acolhimento de longa duração, em Braga - Portugal. Os objetivos para a prevenção de situações de risco e perigo no desenvolvimento juvenil enquadram a exigência de aquisição de cinco competências emocionais: (1) autonomia pessoal/autogestão; (2) consciência emocional; (3) regulação emocional; (4) inteligência emocional; e (5) gestão de vida com bem-estar subjetivo. Nesse sentido, desenvolvem-se ações formativas/existenciais em contexto, com adolescentes e educadoras, por propostas temáticas (educação e educação sexual, em particular) e visando-se abordar conteúdos (como o afeto, interligada com a conduta, a cognição e a consciência social). Os conteúdos privilegiam as atividades dramáticas e os “jogos de formação de carácter”. Serão fornecidos exemplos e ilustrações, tais como seleciona um postal e explica o motivo da sua escolha (“o meu mundo numa imagem”); escolhe o teu nickname (nome como metáfora); realiza um auto-retrato por técnica de colagem; preenche questionário - «Tudo sobre mim própria». A intenção é virmos a implementar um projeto de revisão de vida. Analisam-se, de momento, os primeiros dados (relatos e produções textuais, artísticas e culturais) a apresentar em VIII Seminário.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.titlePlaneamento de programa para adolescentes institucionalizadas : autonomia e educação sexualpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate31. Julho - 3. Agosto 2012por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage9por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade Federal do Maranhão (UFMA) - Brasilpor
oaire.citationTitleVIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – Desenvolvimento humano : perspetivas para o Século XXIpor
sdum.conferencePublicationVIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – Desenvolvimento humano : perspetivas para o Século XXIpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Planeamento de programa com adolescentes institucionalizadas.pdf188,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID