Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20846
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Judite Zamith | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-15T17:34:21Z | - |
dc.date.available | 2012-11-15T17:34:21Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20846 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo é inicial e exploratório de desenvolvimento pessoal e social, por metodologia de Investigação-Ação, com um “modelo lógico”, descrito por Bickman, em 1987. Sintetiza as linhas-guia de um programa de intervenção preliminar, dirigido à autonomia e educação sexual de raparigas institucionalizadas, maiores de 14 anos, em dois centros de acolhimento de longa duração, em Braga - Portugal. Os objetivos para a prevenção de situações de risco e perigo no desenvolvimento juvenil enquadram a exigência de aquisição de cinco competências emocionais: (1) autonomia pessoal/autogestão; (2) consciência emocional; (3) regulação emocional; (4) inteligência emocional; e (5) gestão de vida com bem-estar subjetivo. Nesse sentido, desenvolvem-se ações formativas/existenciais em contexto, com adolescentes e educadoras, por propostas temáticas (educação e educação sexual, em particular) e visando-se abordar conteúdos (como o afeto, interligada com a conduta, a cognição e a consciência social). Os conteúdos privilegiam as atividades dramáticas e os “jogos de formação de carácter”. Serão fornecidos exemplos e ilustrações, tais como seleciona um postal e explica o motivo da sua escolha (“o meu mundo numa imagem”); escolhe o teu nickname (nome como metáfora); realiza um auto-retrato por técnica de colagem; preenche questionário - «Tudo sobre mim própria». A intenção é virmos a implementar um projeto de revisão de vida. Analisam-se, de momento, os primeiros dados (relatos e produções textuais, artísticas e culturais) a apresentar em VIII Seminário. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Institucionalização | por |
dc.title | Planeamento de programa para adolescentes institucionalizadas : autonomia e educação sexual | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 31. Julho - 3. Agosto 2012 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 9 | por |
oaire.citationConferencePlace | Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Brasil | por |
oaire.citationTitle | VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – Desenvolvimento humano : perspetivas para o Século XXI | por |
sdum.conferencePublication | VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – Desenvolvimento humano : perspetivas para o Século XXI | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Planeamento de programa com adolescentes institucionalizadas.pdf | 188,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |