Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20896

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2012-11-21T12:23:29Z-
dc.date.available2012-11-21T12:23:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20896-
dc.description.abstractNos últimos anos foi desenvolvido um referencial teórico sobre a integração da tecnologia em contexto de sala de aula, denominado de TPACK. Várias investigações têm sido levadas a cabo no âmbito deste referencial, tentando perceber se o TPACK é realmente desenvolvido e aplicado pelos docentes nas suas práticas letivas. No entanto, a avaliação da qualidade desta integração da tecnologia educativa nem sempre é a mais fiável, baseando-se, muitas vezes, apenas na autoavaliação dos professores pelas respostas dadas em questionários e/ou entrevistas. Pois bem, torna-se necessária uma triangulação entre diferentes instrumentos para uma avaliação do TPACK mais fiável e válida que se baseie neste autorrelato dos professores, mas também na planificação das suas aulas e na análise propriamente dita das mesmas, apresentando-se algumas ideias centrais sobre o tema.por
dc.description.abstractIn the recent years it was developed a theoretical framework about the technology integration in the context of the classroom, called TPACK. Several investigations have been carried out within this framework, trying to understand if the TPACK is actually developed and applied by teachers in their practice. However, the assessment quality of educational technology integration is not always the most reliable, based often at self-evaluation reports given by the teacher on questionnaires and/or interviews. Well, it’s necessary a triangulation between different tools for TPACK’s assessment to be more reliable and valid, based in teachers self-report, in their planning lessons and in the actual examination of the lessons, presenting in this paper some few central ideas about the subject.por
dc.description.sponsorshipFinanciada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/71323/2010).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTPACKpor
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopor
dc.subjectIntegração da tecnologiapor
dc.subjectAssessment instrumentspor
dc.subjectTechnology integrationpor
dc.titleAvaliação do TPACK nas atividades de ensino e aprendizagem : um contributo para o estado da artepor
dc.title.alternativeTPACK’s assessment in learning activities : contribution to the research-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage39por
oaire.citationEndPage55por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationTitleEducaOnlinepor
oaire.citationVolume6por
sdum.journalRevista EducaOnlinepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
333-887-2-PB.pdf325,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID