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TítuloAvaliação do impacte de uma intervenção pedagógica na promoção de conhecimentos favoráveis a um estilo de vida saudável: um estudo efetuado em alunos do 2º ciclo
Autor(es)Ferreira, Nídia Marisa Carvalho
Orientador(es)Precioso, José
Data2012
Resumo(s)A adoção consciente de um estilo de vida saudável implica o conhecimento dos principais comportamentos protetores e de risco para a saúde. Por este motivo, a Promoção e Educação para a Saúde (Eps) devem fazer parte do projeto educativo de cada escola. A EpS deve ser integrada nas diversas disciplinas, em particular na disciplina de ciências da natureza (CN). Atendendo que os professores orientam a sua prática, fundamentalmente, pelo uso do manual escolar e estes não abordam os temas de saúde com a profundidade desejável, aliado ao facto de não existirem programas específicos de EpS para a disciplina de CN no 6º ano de escolaridade, urge a construção de programas preventivos para esta disciplina e referido ano. Neste contexto, efetuamos a presente investigação com as seguintes finalidades: 1) diagnosticar os conhecimentos dos alunos do 6.º ano sobre comportamentos salutogénicos e de risco para a saúde; 2) identificar os comportamentos que os alunos consideram mais importantes na promoção da saúde e 3) determinar a eficácia de uma intervenção pedagógica transversal à área curricular disciplinar de ciências da natureza na promoção de conhecimentos favoráveis a um estilo de vida saudável. Para a consecução destes objetivos, em especial do terceiro, realizou-se um estudo quasi-experimental do tipo pré/pós com grupo experimental e de controlo, cada um dos grupos composto por duas turmas pertencentes a duas escolas do ensino básico do concelho de Guimarães, no ano letivo de 2010/2011. Pela análise de conteúdo e posterior análise estatística dos resultados, pudemos constatar que os alunos de ambos os grupos possuíam alguns conhecimentos prévios sobre formas de proteção da sua saúde em geral e de manutenção da integridade morfofisiológica dos aparelhos estudados no 6º ano. Apesar de se verificar uma evolução positiva nos conhecimentos dos alunos em ambos os grupos, esta foi mais notória no grupo experimental. Deste modo, pode concluir-se que apesar dos manuais e os professores abordarem os comportamentos protetores e de risco para a saúde, o programa: “A saúde também depende de ti” foi eficaz ao permitir que os alunos melhorassem qualitativa e quantitativamente os seus conhecimentos relativamente a práticas condizentes com um estilo de vida saudável.
The conscious adoption of a healthy lifestyle requires knowing the main defensive and hazardous behaviors to our health. Due to this, the Promotion and Health Education (PHE) should take part in the Educational Project of each school. PHE ought to be assimilated by several subjects, particularly Science. Considering that teachers guide their practice, essentially, by using the book, which does not approach health problems as profoundly as intended, and given the inexistence of specific PHE programs for Science (sixth grade), it is urgent to create preventive platforms for this subject and this grade. In this context, this research work intends the following aims: 1) diagnose sixth grade students‟ knowledge on salutogenic and health compromising behaviors; 2) identify which behaviors students find more important while promoting health and 3) determine how effective a transversal pedagogical intervention is in Science when promoting favorable knowledge to a healthy lifestyle. In order to materialize these aims, specially the third, a quasi-experimental pre/post study has been done with an experimental and a control group, each of them composed by two classes from two Basic schools from Guimarães, in the school year 2010/2011. By analyzing the content and after statistical evaluation of the results, it was possible to find that students from both groups had some previous knowledge about how to generally protect their health and on how to maintain the morphophysiological integrity of the systems studied on the sixth grade. Despite confirming a positive evolution on the students‟ knowledge in both groups, it was more remarkable on the experimental group. Thus, we can conclude that, despite the fact that books and teachers approach protective and dangerous behaviors for the health, the program “A saúde também depende de ti” (Your health also depends on you) was incisive by allowing students to improve their knowledge, qualitatively and quantitatively, when it comes to adopting a healthy lifestyle.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20930
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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