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https://hdl.handle.net/1822/20933
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Teixeira, José | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-23T16:28:10Z | - |
dc.date.available | 2012-11-23T16:28:10Z | - |
dc.date.issued | 2012-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20933 | - |
dc.description.abstract | Fabuloso campo de interconexões artísticas e comunicativas, o cinema merece, sem qualquer dúvida, o qualificativo que a expressão “sétima arte” lhe confere. Nele confluem as estratégias e as técnicas que a literatura, o teatro, a ópera, a pintura, a fotografia (para referir apenas as mais clássicas) compartilham. Mas se um filme é um espaço de múltiplos jogos, é também (e prototipicamente) um espaço de narrativa, um espaço de linguagens estruturado não apenas na linguagem verbal, mas em tudo o que esta envolve. Os mais recentes desenvolvimentos das ciências cognitivas, por outro lado, fizeram evidenciar o papel que as associações do tipo metafórico e metonímico desempenham na cognição e perceção da realidade. A metáfora e metonímia deixam de ser vistas, nesta perspetiva, apenas como artifícios retóricos e passam a ocupar o lugar central na explicação das perceções que fazemos sobre o mundo. Dentro deste âmbito, e usando o filme Match Point de Woody Allen como exemplo, propõe-se demonstrar a importância que a metáfora e a metonímia, num enquadramento cognitivo e não apenas retórico, possuem para a estruturação das obras cinematográficas, como a realização pode jogar quer com os mecanismos metafóricos, quer com os de tipo metonímico e evidenciar como as duas possibilidades (metáfora e metonímia) por vezes se fundem (daí o aproveitamento do conceito de metaftonímia), o que faz do fenómeno metáfora-metonímia não uma díade discreta, como classicamente se entende, mas antes um todo contínuo, como várias perspetivas dentro das ciências cognitivas propõem. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Metáfora | por |
dc.subject | Metonímia | por |
dc.subject | Metaftonímia | por |
dc.subject | Intersemiose | por |
dc.subject | Woody Allen | por |
dc.subject | Match Point | por |
dc.title | Metaftonímia, cognição e cinema: o caso de Match Point de Woody Allen | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 165 | por |
oaire.citationEndPage | 184 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos – XIII COLÓQUIO DE OUTONO | por |
sdum.conferencePublication | Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos – XIII COLÓQUIO DE OUTONO | por |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos em livros de atas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MatchPoint_Pub_Citaçao_XIII ColoquiosOutono.pdf | Artigo | 270,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |