Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20933

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, José-
dc.date.accessioned2012-11-23T16:28:10Z-
dc.date.available2012-11-23T16:28:10Z-
dc.date.issued2012-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20933-
dc.description.abstractFabuloso campo de interconexões artísticas e comunicativas, o cinema merece, sem qualquer dúvida, o qualificativo que a expressão “sétima arte” lhe confere. Nele confluem as estratégias e as técnicas que a literatura, o teatro, a ópera, a pintura, a fotografia (para referir apenas as mais clássicas) compartilham. Mas se um filme é um espaço de múltiplos jogos, é também (e prototipicamente) um espaço de narrativa, um espaço de linguagens estruturado não apenas na linguagem verbal, mas em tudo o que esta envolve. Os mais recentes desenvolvimentos das ciências cognitivas, por outro lado, fizeram evidenciar o papel que as associações do tipo metafórico e metonímico desempenham na cognição e perceção da realidade. A metáfora e metonímia deixam de ser vistas, nesta perspetiva, apenas como artifícios retóricos e passam a ocupar o lugar central na explicação das perceções que fazemos sobre o mundo. Dentro deste âmbito, e usando o filme Match Point de Woody Allen como exemplo, propõe-se demonstrar a importância que a metáfora e a metonímia, num enquadramento cognitivo e não apenas retórico, possuem para a estruturação das obras cinematográficas, como a realização pode jogar quer com os mecanismos metafóricos, quer com os de tipo metonímico e evidenciar como as duas possibilidades (metáfora e metonímia) por vezes se fundem (daí o aproveitamento do conceito de metaftonímia), o que faz do fenómeno metáfora-metonímia não uma díade discreta, como classicamente se entende, mas antes um todo contínuo, como várias perspetivas dentro das ciências cognitivas propõem.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectMetonímiapor
dc.subjectMetaftonímiapor
dc.subjectIntersemiosepor
dc.subjectWoody Allenpor
dc.subjectMatch Pointpor
dc.titleMetaftonímia, cognição e cinema: o caso de Match Point de Woody Allenpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage165por
oaire.citationEndPage184por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleEstética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos – XIII COLÓQUIO DE OUTONOpor
sdum.conferencePublicationEstética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos – XIII COLÓQUIO DE OUTONOpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MatchPoint_Pub_Citaçao_XIII ColoquiosOutono.pdfArtigo270,26 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID