Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20968
Título: | Aprendizagem baseada na resolução de problemas : efeitos de uma ação de formação de professores de ciências e de geografia |
Autor(es): | Morgado, Sofia Leite, Laurinda |
Palavras-chave: | Educação em ciências Aprendizagem baseada na resolução de problemas Formação contínua de professores Professores de ciências Professores de geografia |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade de Santiago de Compostela (usc) & Asociación Española de Profesores e Investigadores en Didáctica de las Ciencias Experimentales (apice) |
Resumo(s): | O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma abordagem didática que exige uma mudança radical no papel do professor, designadamente de Ciências. A sua implementação requer formação formal, ao nível da formação inicial e/ou contínua de professores. Neste trabalho apresenta-se efeitos de uma ação de formação de professores de Ciências e de Geografia com vista à implementação do ensino orientado para a ABRP, nas conceções desses professores sobre ABRP e nas suas perspetivas sobre a viabilidade da metodologia. Os resultados sugerem que as conceções dos professores, sobre ABRP, evoluíram e que os mesmos passaram a considerar o ensino orientado para a ABRP mais viável. Contudo, parece necessário apoiá-los na implementação deste tipo de ensino em sala de aula, satisfazendo as necessidades que alguns deles explicitaram. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20968 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABRP - efeitos de uma ação de formação.pdf | Documento principal | 2,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |