Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21130

TítuloÁlbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?
Autor(es)Rodrigues, Neuza Juliana Barbosa
Orientador(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Palavras-chaveLiteratura para a Infância
Álbum narrativo
Mediadores
Estratégias de mediação
Literature for youngsters
Picture story books
Mediators
Mediation strategies
Data2012
Resumo(s)As práticas leitoras, essencialmente em contexto escolar, deverão ser um processo contínuo e estimulado desde as primeiras idades, cujo sucesso é determinado pela ação intencional dos mediadores. Na atualidade, já não basta saber ler. Emerge a necessidade de utilizar a competência leitora para o dia a dia de um individuo futuramente ativo na sociedade. O presente trabalho apresenta-se centrado em duas ideias fundamentais: em primeiro lugar, a leitura e a promoção de hábitos leitores junto dos alunos de 1º ciclo; e em segundo lugar, o lugar das práticas de leitura neste nível de ensino, recorrendo ao álbum narrativo, como fonte promotora de aprendizagens e estímulos literacitos. A preocupação em mobilizar competências leitoras, bem desenvolvidas e estimuladas, é comum a muitos educadores e outros mediadores que consideram necessário desenvolver e apresentar estratégias que possam ter lugar não só ao nível do pré-escolar, mas também no 1º ciclo, e que se adivinhem práticas integradas, concretas e capacitadas de começarem a assumir um lugar mais evidenciado junto desta comunidade educativa. Para este desenvolvimento e criação de estratégias são utilizados três álbuns narrativos, a partir dos quais se criam momentos diversificados de interação entre o mediador e o público, situações que ilustram as capacidades que estes objetos literários podem fazer emergir. Os resultados, quer esperados, quer obtidos são, acima de tudo, mediante os momentos de diálogo, resultados qualitativos e observáveis consoante as propostas desenvolvidas. Em suma, com este processo, além da manifesta vontade em contribuir para o desenvolvimento de práticas mais sistemáticas de leitura, procura-se apresentá-las, acentuando a interdependência de texto-imagem, caraterística patente no objeto literário-álbum narrativo, alertando o grupo para a necessidade em atender à globalidade da obra para uma interpretação completa do seu sentido.
Reading practices, specially focused in a school´s context, should be an ongoing process and encouraged at an early stage, whose success has been determined by the intentional action of moderators. In our days, it is not enough to know how read. There is an increase need to use the reading competences on day to day basis for active individuals in current society. This work is focused in two main ideas: the first idea is the reading and the habits of primary school children; the second idea is the reading places of this level of education, using the narrative album as a source of learning and literacy stimulation. The main concern is to improve the reading skills, that need to be well developed and stimulated, commonly many teachers and other moderators consider necessary to develop and present more strategies, not only at the preschool, but also in primary education, along with implemented practices which will enable to assume a more prominent place in this educational community. To develop these strategies three narrative albums were used, which allowed to create different moments of interaction between moderators and the audience, to monitor the potential of the literacy objectives. The results either expected or obtained during the session are qualitative and were collected during the practices. The objective of this process is to contribute to the development of a more systematic reading, looking forward to present them, highlighting the need of text-image characteristic shown in the literary objective narrative album, emphasizing the need to read the whole script for a full interpretation and understanding.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21130
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Neuza Juliana Barbosa Rodrigues.pdf8,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID