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https://hdl.handle.net/1822/21356
Título: | Gestão e desenvolvimento de carreira : um estudo exploratório focado em narrativas individuais |
Autor(es): | Valente, Carina Maria Torres |
Orientador(es): | Santos, Gina Maria Gaio dos |
Palavras-chave: | Gestão de carreira Desenvolvimento de carreira Conceção de carreira Narrativas de carreira Career management Career development Career conception Career narratives |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O interesse que a temática da carreira suscita reside na variedade de aspetos que carecem ainda
de exploração, apesar do tema fazer já parte da tradição investigativa em gestão. A gestão
individual de carreira tem sido alvo de inúmeros estudos e contributos embora permaneçam
ainda, de certo modo, por explicar e compreender na sua plenitude.
Esta dissertação ter por objetivo fornecer mais um contributo para a compreensão do conceito
da carreira, através da clarificação da sua conceção e da compreensão das práticas de gestão e
desenvolvimento confinantes. Nesse sentido, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa
onde foram realizadas, para a recolha de dados empíricos, 20 entrevistas semiestruturadas a
um conjunto de jovens graduados que se encontrassem profissionalmente ativos há menos de 5
anos. A análise dos dados provenientes das entrevistas permitiu entender os percursos de carreira
dos participantes e a noção de carreira que apresentam, assim como as iniciativas de gestão
de carreira que desenvolvem e os fatores que dificultam e facilitam tal gestão.
Os resultados extraídos da análise dos dados empíricos revelam que os indivíduos apresentam
maioritariamente uma noção de carreira emergente embora deem, paralelamente, primazia a
valores tradicionais de carreira e respetivos critérios de sucesso objetivos, e não a critérios subjetivos,
estes sim, consonantes com a noção emergente de carreira que descrevem. As narrativas
revelam ainda que a adoção do conceito emergente de carreira não é consensual entre os participantes
e que também as atuações de carreira são variadas e oscilam entre práticas mais tradicionais
e mais híbridas. O principal contributo deste estudo passa então pela evidente necessidade
de adoção de um entendimento de carreira que respeite a evolução das perceções e atuações
individuais, já que os modelos estandardizados atualmente difundidos não respeitam a
complexidade das ideias de noção e de gestão de carreira presentes nas narrativas deste estudo. The interest that raises the issue of a career relies in the variety of aspects that need further exploration, despite the long tradition of investigation in management. The individual career management has already targets of innumerous studies and contributions, but they still remain, somehow, without adequate explanation in their entirety. The main purpose of this dissertation is to provide a further contribution to the understanding of the concept of career, by clarifying its concept and understanding of management and development practices. Therefore, a qualitative study was conducted based on 20 semi-structured interviews of a group of young graduates professionally active for less than five years. The analysis of the data coming from the interviews helped to understand not only the career paths of the participants and the notion of career they represent, but also the career management initiatives that they develop and the factors that can either facilitate or make such management more difficult. The results taken from the analysis of the empirical data revealed that individuals have a sense of an emerging career giving priority to the traditional values of a career in its objective successful criteria rather than in its subjective criteria that would be in accordance with the emerging concept of career that they describe. The narratives also revealed that the adoption of the emerging concept of career is not consensual among the participants and that the career performances are varied and vacillate from more traditional to more hybrid practices. This study underlines the obvious need to adopt an understanding of the concept of a career that respects the development of different perception and individual attitudes, as the standardized models currently issued do not respect the complexity of the ideas of concept and of career management presented in the narratives of this study. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21356 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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