Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21956

TítuloEnsinar e aprender a escrever no século XXI: (re)configurando um velho objeto escolar
Autor(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveEscrita
Ensino-aprendizagem
Processos cognitivos
Géneros textuais
Novas tecnologias
Data2012
EditoraEditora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU)
Resumo(s)No presente texto, procura-se perspetivar a escrita enquanto objeto escolar numa lógica de planos sucessivos e articulados: num primeiro plano, situamos a relação entre o sujeito (que aprende a escrever) e a escrita (o objeto da aprendizagem) no contexto da aula de língua; a relação da escrita com os outros domínios de uso da linguagem, também eles objetos de ensino-aprendizagem, constitui o segundo plano da nossa análise; o terceiro plano considerado enquadra a escrita no contexto das diferentes disciplinas escolares, relevando o seu papel nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento; finalmente, num quarto plano, perspetiva-se a participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em que a escola e os sujeitos se inserem. A análise desenvolvida pressupõe a mobilização de referenciais teóricos de natureza diversa, compatibilizando diferentes perspetivas, e não deixa de ter em conta a evolução a que a escrita tem estado sujeita, com impacto nos meios, nos processos, nos modos de construir sentido e nos produtos textuais deles resultantes; igualmente pertinentes nos parecem ser as transformações profundas da própria escola, enquanto contexto social e de aprendizagem, tendo em conta os sujeitos que a frequentam e os usos da linguagem com os quais estão familiarizados.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21956
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ensinar e aprender a escrever no século XXI – (Re)configurando um velho objeto escolar.pdf149,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID