Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22468

TítuloImplementação de um comboio logístico para melhoria da eficiência do abastecimento de componentes
Autor(es)Sarmento, Ana Luísa Pinto
Orientador(es)Carvalho, Dinis
Data2012
Resumo(s)Este projeto foi realizado no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, numa empresa de componentes eletrónicos, a Bosch Car Multimedia, situada em Braga. Um dos problemas com que a empresa se depara, está relacionado com o abastecimento de produtos intermédios entre o supermercado e a montagem final. Deste modo, a empresa pretende melhorar a eficiência do abastecimento através da implementação do comboio logístico. O comboio logístico é um sistema de logística interna que está encarregue do fluxo de materiais e de informação, tendo como objetivo entregar o material necessário na quantidade e qualidade certas, na altura certa e no local apropriado. Neste sentido, o projeto desenvolvido tem como objetivo a melhoria do desempenho do sistema de abastecimento, através da implementação do sistema de comboio logístico. Este sistema permite normalizar o abastecimento e recolha de materiais, diminuir os atrasos e falta de abastecimento, aumentar a produtividade, reduzir erros e defeitos de qualidade, uma vez que o sistema atual de abastecimento tem bastantes falhas e problemas o que tem conduzido a atrasos significativos e falta de abastecimento de PCBs à montagem final. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos do projeto encontra-se diretamente relacionada com a implementação de um sistema interno, denominado de sistemática CIP (Continuous Improvement Process). Este sistema baseia-se numa abordagem sistemática e sustentável de resolução de problemas e na implementação de um sistema de melhoria contínua, tendo em conta o envolvimento dos colaboradores. Na fase inicial do projeto foi efetuada uma revisão bibliográfica sobre a logística interna baseando-se no sistema do comboio logístico. A fase seguinte consistiu na análise da situação inicial do sistema de abastecimento e processos associados na empresa e a identificação dos principais pontos de melhoria. No sentido de otimizar e normalizar o sistema, foram efetuadas várias experiências e envolvidos todos os intervenientes. Com a implementação do projeto obteve-se a melhoria e a normalização do processo, sendo o abastecimento no mesmo piso do supermercado garantido de 15 em 15 minutos e em piso diferente do supermercado garantido de 25 em 25 minutos com rotas definidas, a redução das perdas devido a atrasos dos comboios logísticos de 40 %, o aumento da produtividade através da redução de um posto de trabalho e a prática constante da melhoria contínua.
This project was developed in Master Degree in Industrial Engineering and Management , in an electronic components company, Bosch Car Multimedia, located in Braga. One of the problems the company faces is related to the supply of intermediate products between the supermarket and the final assembly. Thus, the company intends to improve the efficiency of supply through the implementation of Mizusumachi system. The Mizusumachi system is an internal logistics system that is in charge of the flow of materials and information, aiming to deliver the necessary material in the right quantity and quality, at the right time and in the appropriate location. In this sense, the developed project aims at improving the performance of the supply system, by implementing a Mizusumachi system. This system allows the standardization of the supply and gathering of materials, reduce delays and lack of supply, increase productivity, reduce errors and quality defects, since the current system has enough supply failures and problems which has led to significant delays and lack of supply of PCBs to the final assembly. The methodology used to achieve the project objectives is directly related to the implementation of an internal system, called CIP (Continuous Improvement Process) System. This system is based on a systematic and sustainable approach to problem solving and the implementation of a system of continuous improvement, taking into account the involvement of employees. In the initial phase of the project a literature review about the internal logistics based on the Mizusumachi system was conducted. The next phase consisted on an initial situation analysis of the supply system and associated processes in the company and identifying key areas for improvement. In order to optimize and standardize the system, several experiments were conducted and all stakeholders were involved. With the implementation of the project there was an improvement and standardization of the process, considering that the supply on the same floor of the supermarket was guaranteed every 15 minutes and in different floors was guaranteed every 25 minutes with defined routes, the loss reduction due to delays of the logistical trains by 40%, a productivity increase by reducing a workstation and the constant practice of continuous improvement.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22468
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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