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TítuloO comportamento do consumidor face à introdução de marcas próprias
Autor(es)Quintas, Rui Manuel da Silva
Orientador(es)Monteiro, Natália
Straume, Odd Rune
Palavras-chavePreferência
Marca própria
Marca do produtor
Consumidor
Comportamento
Preference
Private label
National brand
Consumer
Behavior
Data2012
Resumo(s)Nesta tese foi efetuado um estudo sobre a sensibilidade dos consumidores face às marcas próprias e do produtor para o seguinte conjunto de produtos: leite, água, iogurte, manteiga, queijo, arroz, açúcar e cola. Também foi apresentado afirmações de concordância dos inquiridos relacionados com a disposição de compra entre produtos de marca própria e marca do produtor. Com base num inquérito à população da Universidade do Minho conclui-se que o comportamento dos consumidores é bastante heterogéneo tendo estimado elasticidades cruzadas bastante variadas consoante os produtos (no açúcar com 8,2% e a cola com -0,18%). Conclui também que a elasticidade cruzada para o mesmo produto varia bastante, também de acordo com as características socioeconómicas dos consumidores. Neste âmbito o comportamento do consumidor tem sido analisado pelas marcas como fator de discriminação de consumidores. A valer a certeza de que a evolução neste mercado reforça o poder da marca e fortalece a presença nas preferências dos consumidores. A maisvalia da marca demonstra uma avaliação na preferência quer pelo preço, qualidade, utilidade e relevância atribuída pelo comprador quando dispõe de uma maior oferta concorrencial. Assim, o comportamento do consumidor demonstra mudanças de atitudes e de paradigmas face á introdução de produtos de marca própria no mercado. É demonstrado neste trabalho as preferências dos consumidores aos produtos presentes no mercado, o que permite saber claramente os motivos que provocam no consumidor a forma como o consumo é hoje realizado.
In this thesis was made a study about the sensitivity of consumers concerning to the private labels and the producer for the following range of products: milk, water, yogurt, butter, cheese, rice, sugar and glue. It was also submitted statements of agreement of the inquired people related to willing of buying private labels and the producer labels. Based on a population survey University of Minho it was concluded that consumer behavior is quite heterogeneous and it was estimated several cross-elasticities according with the product (sugar 8.2% and glue -0.18%). It was also concluded that the cross-elasticity for the same product differs significantly, also according to socio-economic characteristics of consumers. In this context consumer behavior has been analyzed by brands such as discrimination factor of the consumers, with the sure that development in this market reinforces the power of the brand and strengthens its presence in consumer preferences. The added value of the brand demonstrates an evaluation at the preference either for price, quality, utility and relevance given by the buyer when he has a greater competitive offer. So, the consumer behavior demonstrates changes in attitudes and paradigms regarding to the introduction of private label products in the market. It is demonstrated in this study the consumer preferences for products on the market, allowing you to clearly know the reasons that cause in the consumer the way how consumption is held today.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22785
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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