Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22859

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Teresa Adelaide Ribeiro-
dc.contributor.authorVilaça, Teresa-
dc.date.accessioned2013-01-29T14:37:07Z-
dc.date.available2013-01-29T14:37:07Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1982-5587por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/22859-
dc.description.abstractA educação assume uma função vital nas intervenções de reabilitação. Tratando- se a reabilitação sexual no doente com lesão vertebro-medular (LVM) de um processo complexo e moroso, nada é mais importante do que a percepção do doente para compreender a abordagem educativa feita pelos profissionais de saúde em contexto hospitalar. Com essa intenção, fez-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso a uma entrevista semiestruturada, realizada a uma amostra de conveniência de homens com LVM de origem traumática (N=12), que estiveram internados num serviço de reabilitação. Os resultados mostraram que todos os homens entrevistados com LVM, como consequência de um acidente, confrontam-se com uma situação nova com várias limitações a nível físico, psicológico e social. Estes homens demonstraram que tinham comportamentos sexuais diferentes que exigiam diferentes forma de ajuda na educação em sexualidade, mas, em sua opinião, a abordagem da sexualidade pelos profissionais de saúde apresentou lacunas nos conhecimentos e experiência com utentes com alterações da sexualidade, informando-os pouco sobre as inúmeras dificuldades que experienciavam para se adaptarem à nova condição física, imagem corporal e autoestima. Destes resultados emerge a necessidade de investir na formação dos profissionais de saúde, assim como na concepção e implementação de programas de educação em sexualidade na reabilitação do utente com LVM.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUNESPpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em sexualidadepor
dc.subjectLesão vertebro-medularpor
dc.subjectReabilitação sexualpor
dc.titlePercepções sobre a abordagem educativa na reabilitação da sexualidade em contexto hospitalarpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/446por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage14por
oaire.citationEndPage31por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopor
oaire.citationVolume7por
sdum.journalRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pereira T. & Vilaça T. (2012)_Revista Ibero-Americana de Estudos em Educacao.pdf385,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID