Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22920

TítuloExperiências literácitas na educação pré-escolar e desempenho na leitura no 1.º e 2.º anos de escolaridade
Autor(es)Pinto, Patrícia Alexandra Braga
Orientador(es)Lopes, João A.
Data23-Nov-2012
Resumo(s)O debate em torno dos modelos organizacionais dos jardins-de-infância e a eventual antecipação das aprendizagens escolares tem ganho progressivamente visibilidade e relevância social. Neste estudo analisou-se o desempenho (ao longo dos dois primeiros anos de escolaridade), em diversas tarefas de leitura, de alunos que frequentaram três jardins-de-infância com modelos educativos diferenciados de abordagem à leitura e à escrita. No estudo participaram 70 crianças que iniciaram o 1.º ano de escolaridade no ano lectivo 2009/10 e que na educação pré-escolar frequentaram três instituições com abordagens específicas e diferenciadas relativamente à leitura e à escrita. Foi efectuado um estudo com quatro medidas repetidas no tempo e foram realizadas análises de regressão linear múltipla, no sentido de perceber a influência das experiências do jardim-de-infância na aprendizagem formal da leitura. Os resultados sugerem que a abordagem específica à leitura e à escrita que ocorre na educação pré-escolar influencia o desempenho na descodificação e fluência leitora nos dois primeiros anos de escolaridade. Contudo essa influência parece esbaterse com o tempo. Por outro lado verificou-se – o que é particularmente relevante – que sujeitos que receberam instrução directa da leitura em idade pré-escolar obtêm resultados significativamente superiores em tarefas fonológicas do que sujeitos que receberam treino fonológico prolongado.
The debate regarding the organizational models of kindergartens and the eventual anticipation of academic subjects (e. g. reading), has received increasing attention and social visibility. This study analyses the performance in several reading tasks, (in 1st and 2nd grades) of students who attended three different kindergartens - each with a different educational model regarding reading and writing. Participants are 70 children that attended first grade in 2009/10. These children came from three kindergartens with unique approaches to reading and writing. A four repeated measures study was conducted and a multiple linear regression analysis was performed to study the influence of kindergarten experiences in reading measures. Results suggest that the approach towards reading and writing during kindergarten does in fact influence children’s performance in both decoding and reading fluency in the first two years of elementary school. This influence, however, seems to fade over time. Most importantly results show that children who received formal reading teaching in kindergarten, perform significantly better in phonological tasks than children who received direct and extended phonological training.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22920
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Alexandra Braga Pinto.pdf3,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID