Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23121

TítuloPráticas inovadoras no ensino superior
Autor(es)Alves, Maria Palmira
Morgado, José Carlos
Lemos, Ana Raquel
Rodrigues, Susana Cruz
Sá, Susana
DataJul-2012
EditoraUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
Resumo(s)O Processo de Bolonha induziu alterações significativas nos modos de ensinar, de avaliar e de aprender no Ensino Superior, conduzindo à reconfiguração do papel do estudante e do docente. A literatura sobre esta temática destaca a importância da articulação entre o ensino e a avaliação para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, salientando que a introdução de métodos de ensino-aprendizagem em que estes tenham uma participação ativa no processo tem impactos positivos na avaliação (Alves, 2011). Orientados por esta problemática, realizámos uma investigação qualitativa, cujo corpus é constituído por 310 artigos em periódicos, abrangendo o período entre 2006-2008. Utilizou-se a análise de conteúdo (Bardin, 1977) para redução e categorização dos dados. Os resultados revelam que as Tecnologias da Informação e da Comunicação suportam muitos programas de avaliação das aprendizagens, quer em contextos presenciais, quer a distância; a avaliação formativa tem cada vez maior implementação e as práticas de autoavaliação e o feedback assumem um lugar central; a avaliação por pares e a utilização de portefólios são métodos inovadores que possibilitam ao estudante ser construtor da sua própria formação, uma vez que lhe é dada a oportunidade de analisar e negociar os critérios que estarão na base da avaliação. Por seu lado, o docente assume-se como um facilitador deste processo, ao reunir as condições e os espaços que permitam ao estudante problematizar, investigar, questionar, propor e descobrir.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23121
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Práticas Inovadoras no Ensino Superior.pdf591,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID