Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2335

TítuloXML na demografia histórica : anotação de registos paroquiais
Autor(es)Félix, Rafael Fernandes
Faria, Fernanda, 1974-
Santos, Maribel Yasmina
Henriques, Pedro Rangel
Palavras-chaveXML
XML-schemas
XSL
Demografia
Registos paroquiais
HTML
Bases de dados
SQL
DataNov-2002
EditoraAssociação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
CitaçãoCONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 3, Coimbra, 2002 - "CAPSI 2002 : actas" [CD-ROM]. Lisboa : APSI, 2002. ISBN 972-97548-7-X.
Resumo(s)O Método de Reconstituição de Paróquias, no qual os Historiadores Demógrafos do Núcleo de Estudos da População e Sociedade (NEPS) baseiam o seu trabalho para analisar o comportamento das populações ao longo dos quatro últimos séculos - através do estudo de factores como a natalidade, a fecundidade, a nupcialidade, a mortalidade e a mobilidade -, assenta na tratamento dos registos paroquiais de baptizados, casamentos e óbitos. Da leitura local e exaustiva desses documentos são extraídos os dados que permitem fazer a reconstituição das famílias. Uma vez estáveis, os dados são armazenados em Bases de Dados Paroquiais, que são posteriormente fundidas numa única Base de Dados Central sobre a qual actuam as ferramentas de análise. A norma XML (eXtensible Markup Language) define um método de anotação de documentos, estabelecendo os princípios gerais de estruturação de textos e a sintaxe das marcas a usar. Documento original e marcas formam um ficheiro único de texto ASCII puro, independente de qualquer plataforma de hardware/software. A anotação estabelece a estrutura do documento e dá interpretação a determinados elementos nele contidos, sem qualquer informação de formatação ou transformação—é, portanto, também independente da aplicação final. Ao contrário de outros sistemas de anotação, a norma XML não estabelece um conjunto de anotações fixo, para um caso específico ou para todos os casos; ao invés é uma metalinguagem que indica como definir as anotações próprias de cada família de documentos. Neste artigo é apresentada uma aplicação do XML ao domínio da Demografia, nomeadamente na Anotação dos Registos Paroquiais analisados pelos Historiadores Demógrafos. Concretamente, discute-se o desenvolvimento de um XML-Schema para definir uma instância de XML (a linguagem Schema-RP) para anotação dos Registos Paroquiais. Assim é possível construir uma Base de Dados Documental que contém, em formato electrónico, os registos originais devidamente marcados. O conteúdo desta Base de Dados apresenta-se mais rico quando comparado com as respectivas Bases de Dados Paroquiais, uma vez que permite: i) a reconstrução das fontes históricas originais, reproduzindo-as em diferentes meios, facilitando a sua disseminação; ii) a extracção dos dados necessários ao carregamento das referidas Bases de Dados Paroquiais; iii) a análise dos documentos por diversas áreas de estudo, como por exemplo, a linguística. Este artigo evidencia ainda o processo de edição anotada dos documentos e exemplifica duas transformações possíveis dos mesmos: a visualização em HTML; e a geração automática de SQL para alimentação das Bases de Dados.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2335
ISBN972-97548-7-X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DSI - Engenharia da Programação e dos Sistemas Informáticos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPSI2002_XML_RFF_FF_MYS_PRH.pdf874,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID