Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23824
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Manso, Artur | - |
dc.contributor.author | Martinho, Cláudia Marina Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-24T15:35:08Z | - |
dc.date.available | 2013-04-24T15:35:08Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/23824 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado Os Recursos Didáticos no Ensino-Aprendizagem de Filosofia no Ensino Secundário, é o relatório de estágio de Cláudia Marina Teixeira Martinho e foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, da Universidade do Minho. O referido estágio decorreu na Escola Secundária Alberto Sampaio, na cidade de Braga, durante o ano letivo de 2011/2012, e foi desenvolvido numa turma do 10º ano, em que se lecionaram as temáticas relativas à ética, à filosofia política e à filosofia da arte. Ao longo do relatório defendemos que o ensino-aprendizagem da filosofia no ensino secundário é influenciado pelos recursos didáticos utilizados na sala de aula. Neste sentido, ao longo do estágio, consideramos pertinente colocar em prática diferentes estratégias e recursos pedagógicos que potenciassem a aprendizagem, o interesse, a motivação e o sucesso académico dos alunos. O trabalho é composto por introdução, três capítulos centrais, conclusão, referências bibliográficas e um apartado de anexos. No primeiro capítulo procedemos à caraterização do contexto em que decorreu o estágio pedagógico e apresentamos a escola e a turma onde foi implementado o nosso plano geral de intervenção, bem como os objetivos e as estratégias que o nortearam. No segundo capítulo explicitamos, por um lado, o que são os recursos didáticos e qual a sua importância no processo de ensino-aprendizagem, e por outro, descrevemos a nossa prática letiva e a respetiva estruturação das aulas. O terceiro capítulo ocupa-se com a avaliação da nossa intervenção pedagógica, que foi baseada na implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada. | por |
dc.description.abstract | This paper, entitled The Didactic Resources in Philosophy Teaching-Learning Process in Secondary Education, is the probation report by Cláudia Marina Teixeira Martinho. It was carried out in the course of the Philosophy Teaching Master in Secondary Education, in the University of Minho. The probationary period took place in Alberto Sampaio Secondary School, in Braga, in the 2011/2012 school year. It was conducted with 10th-grade students who were taught the following philosophy branches: ethics, political philosophy and philosophy of art. Throughout the report we vindicate that the didactic resources used in the classroom have a great impact on philosophy teaching-learning process in secondary education. Thus, during the probationary period, we found it pertinent to use different strategies and pedagogical resources which might promote the learning, the interest, the motivation and the students’ academic success. The paper is formed by an introduction, three main chapters, a conclusion, bibliographical references and annexes. In the first chapter we characterise the context in which the pedagogical probationary period occurred and present the school and the class where our general plan of intervention was executed, as well as the goals and the strategies which guided it. In the second chapter, we explain, on one hand, what didactic resources are and their importance in the teaching-learning process, and, on the other hand, describe our teaching practice and its respective structure in class. The third and final chapter deals with the assessment of our pedagogic intervention which was based on the implementation of the Supervised Pedagogical Intervention Project. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino de filosofia | por |
dc.subject | Recursos didáticos | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Philosophy teaching | por |
dc.subject | Didactic resources | por |
dc.subject | Teaching-learning process | por |
dc.title | Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário | por |
dc.type | masterThesis | - |
dc.subject.udc | 19:372.819 | por |
dc.subject.udc | 372.819:19 | por |
dc.subject.udc | 371.6 | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudia Marina Teixeira Martinho.pdf | Relatório de Estágio | 3,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |