Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23878

TítuloAs atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física : estudo sobre o género no 5º e 7º anos de escolaridade
Autor(es)Madanços, Carlos Pereira
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEducação física
Género
Atitudes
Competências
Valores
Physical education
Gender
Attitudes
Skills
Values
Data2012
Resumo(s)O estágio profissional insere-se no segundo ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho. O presente Relatório de Estágio visa documentar de forma crítica e reflexiva todo o percurso como estagiário de Educação Física, ao longo de um ano letivo, numa escola do Ensino Básico do distrito de Braga. O Relatório foca o desempenho nas competências da gestão, planeamento do ensino e implementação de um projeto para a escola e comunidade educativa. Contempla ainda uma investigação cujo principal objetivo se prende com a identificação, perceção e importância da disciplina de Educação Física (EF) entre os alunos de ambos os géneros. Desta forma, foram objetivos do estágio: (1) Verificar a perceção dos alunos relativamente à importância da EF no ensino básico, quanto ao género; (2) identificar as diferenças entre géneros, caso a EF fosse de escolha opcional; (3) conhecer os fatores que maior e menor satisfação proporciona aos alunos nas aulas de EF, aos alunos em função do género; (4) determinar as atitudes e valores de desenvolvimento pessoal considerados nas aulas de EF, entre géneros. A amostra, constituída por 130 crianças de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, pertencentes ao 5º e 7º anos de escolaridade do Ensino Básico, permitiu inferir várias conclusões. Desta forma, os alunos do género masculino conferem uma maior importância à educação física que os do género feminino. No entanto, os alunos, independentemente do género, optariam por frequentar a disciplina de educação física, caso esta fosse de caratér opcional. É de salientar que a avaliação justa, divertimento e organização das aulas são os factores mais satisfatórios, sendo notória a preferência pelo êxito das atividades, no género masculino, ou pela diversidade das aulas, no género feminino. O que menos satisfaz os alunos, em ambos os géneros, é o tempo diminuto das aulas. Relativamente às atitudes e valores, verificou-se que ambos os géneros valorizam o trabalho em equipa e o divertimento. Eles diferenciam-se no desportivismo, respeito pelas regras e juízes enquanto elas valorizam mais a participação na aula. A vertente competitiva, em ambos os géneros, é mencionada como o fator de menor relevância.
The internship is part of the second cycle of studies leading to the degree of Master of Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level at the University of Minho. This report aims to document the internship in Physical Education in a critical and reflective perspective, over a school year, in a school of basic education level, at the district of Braga. The report focuses on the performance skills of management, educational planning and implementation of a project for the school and educational community. There is also a research whose main goal is concerned with the identification, perception and importance of the discipline of Physical Education (PE) among students of both genders. Thus, the internship objectives were: (1) Check the perception of students about the importance of PE in basic education level, according to gender, (2) identify gender differences, if the EF was an optional choice, (3) identify the factors who leads to greater and lesser satisfaction to students in PE classes, by gender; (4) determine the attitudes and values of personal development in PE classes, by gender. The sample, constituted of 130 children of both sexes, aged between 10 and 14 years, belonging to the 5th and 7th grade of basic education level, allowed to infer several conclusions. Thus, male students give greater importance to physical education than the female students. However, the students, regardless of gender, would choose to attend classes in physical education if this class was of optional character. It should be noted that a fair evaluation, fun and organization of classes are the most satisfactory factors, being notorious the preference for the success of the activities, in males, or the diversity of activities, in female gender. In both genders, the students are least satisfied with the short time of duration of the PE classes. Regarding to attitudes and values, it was found that both genders value teamwork and fun. They differ in sportsmanship; male gender respect for rules and judges as the female gender values their participation in class. The competitive edge in both genders is mentioned as a factor of minor relevance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestradio em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23878
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carlos Pereira Madanços.pdf2,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID