Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23939

TítuloEvolução dos significados pessoais de associação estatística em estudantes universitários moçambicanos de Matemática através do ensino
Autor(es)Mugabe, Delson Alexandre
Orientador(es)Fernandes, José António
Data2012
Resumo(s)O presente estudo teve por propósito fundamental investigar os significados que estudantes universitários atribuem à associação estatística antes e de depois do ensino do tema da correlação e regressão linear, e centrou-se nas duas seguintes questões de investigação: 1– Que significados atribuem os estudantes à associação estatística? Esses significados alteram-se com o ensino do tema da correlação e regressão linear?; 2– Quais as aquisições concetuais sobre a associação estatística entre duas variáveis que os estudantes adquirem com o ensino do tema da correlação e regressão linear? O estudo foi conduzido segundo uma abordagem de investigação qualitativa, de natureza interpretativa, centrada na análise das respostas e estratégias adotadas pelos estudantes em tarefas sobre a temática em estudo. No estudo participaram 57 estudantes do 2º ano do curso de Matemática da Universidade Pedagógica de Moçambique. Os dados usados no estudo resultaram da aplicação de um questionário e um teste aos estudantes. Com o questionário, aplicado imediatamente antes depois do ensino do tema da correlação e regressão linear, pretendeu-se avaliar sobretudo as aquisições intuitivas e com o teste, aplicado apenas depois do ensino, pretendeu-se avaliar sobretudo as aquisições concetuais. Em termos de resultados obtidos, evidencia-se um impacto diferente do ensino sobre as conceções e sobre as aquisições concetuais. Algumas conceções incorretas persistiram no pósensino, sobretudo em relação aos tipos de problemas menos enfatizados durante o ensino, como foi o caso do estudo da associação numa tabela de contingência e de variáveis dicotómicas. Já no caso das aquisições concetuais, em geral, elas foram satisfatórias, sobretudo quando comparadas com as aquisições mais intuitivas reveladas pelos estudantes no questionário.
The present study had as its fundamental purpose to investigate the meanings that the university students attribute to the statistical association before and after the teaching of the topic of correlation and linear regression, and it focused on the two following research questions: 1 - What meanings do students attach to the statistical association? Do these meanings change with the teaching of the topic of correlation and linear regression? 2 - What conceptual acquisitions on the statistical association between two variables do the students acquire with the teaching of the topic of linear correlation and regression? The study was conducted according to a qualitative research approach, with an interpretative nature, focused on the analysis of responses and strategies adopted by the students in tasks on the subject under investigation. In the study, participated 57 students from the 2nd year of Mathematics Course of the Pedagogical University of Mozambique. The data used in this study resulted from the application of a questionnaire and a test to students. With the questionnaire, being applied immediately before and after the teaching of the topic of linear correlation and regression, it was mainly intended to assess issues related to the intuitive acquisitions and with the test applied only after the teaching, it was primarily intended to evaluate the conceptual acquisition. In terms of the results obtained, it is evident a different impact from the teaching about the conceptions and the conceptual acquisitions. Some incorrect conceptions persisted in the postteaching stage, especially in relation to the types of problems less stressed during the teaching process, such as the case of the study of the association in a contingency table and dichotomous variables. In the case of the conceptual acquisitions, in general, they were satisfactory, particularly when compared with the more intuitive acquisitions revealed by the students involved in the study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23939
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Delson Alexandre Alberto Zioto Mugabe.pdf3,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID