Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24186

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Maria do Céu-
dc.contributor.authorMarques, António José da Silva-
dc.date.accessioned2013-05-24T14:22:55Z-
dc.date.available2013-05-24T14:22:55Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24186-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractEste relatório é constituído por duas partes distintas, que corresponde a dois projetos. O primeiro foi desenvolvido com formandos do curso EFA – Escolar. Pretendia-se aferir das suas conceções sobre os Direitos do Homem e da aplicabilidade no dia-a-dia de cada um. Fizemos uso de diversos recursos, já que a nossa pretensão era incutir nos formandos o respeito pelos outros nas mais variadas situações. O sucesso deste projeto dependia muito da vontade de cada um em expor os seus pontos de vista, o espírito crítico revelado, a vontade de mudar mentalidades, de trabalhar em prol de uma real defesa dos Direitos Humanos, foi gratificante, todos saímos com um claro propósito de mudança, com um sentimento diferente (para melhor) em relação ao indivíduo que nos rodeia. O projeto desenvolvido na aula de Geografia foi desenvolvido com alunos do 12º ano de escolaridade /Educação Secundária. O objetivo era discutir a importância da imprensa escrita na educação geográfica. Para tal, os alunos tiveram acesso a duas notícias com posições diferentes sobre “ A demolição das Torres de Ofir”. Foi proposto um debate de prós e contras em relação ao assunto em epígrafe. Pretendeu-se identificar a mudança de opinião (ou não) ao longo do debate, fruto dos argumentos do grupo oposto.por
dc.description.abstractThis report consists of two separate parts focusing both History and Geography subjects. Concerning the first, we wanted to assess trainees' conceptions of EFA in respect of human rights and its applicability in daily life. It was used several documents and educational resources. The success of this project depended on the willingness of each student to express his or her points of view, their critical skills and the disposition to defense Human Rights. It was gratifying, all left with a clear purpose of change, with a different feeling (for the better) in relation to the individual that surrounds us. In geography class, the theme was the importance of print Media in geographic education. We use two different articles from different newspapers addressing the same issue: The demolition of Ofir Towers”. Students from the 10th grade (secondary education) have discussed pro and against arguments through the Brainstorming work method. Our purpose was to identify if they changed their initial standpoint.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDireitos Humanospor
dc.subjectEFApor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectConceções alternativaspor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectHuman Rightspor
dc.subjectHistorypor
dc.subjectGeographypor
dc.subjectMisconceptionspor
dc.subjectMediapor
dc.subjectArgumentationpor
dc.titleOs direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFApor
dc.title.alternativeA importância do uso da imprensa escrita na educação geográfica: duas notícias, um fenómeno-
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc37.035por
dc.subject.udc37.031:659.3por
dc.subject.udc659.3:37.031por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final.pdf19,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID