Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24195

TítuloA importância dos mapas de conceitos na aprendizagem da história e da geografia : um projeto com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Autor(es)Sampaio, Susana Eduarda Pereira
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveHistória
Geografia
Mapas de conceitos
Alunos
History
Geography
Conceptual maps
Students
Data2012
Resumo(s)O presente relatório de intervenção supervisionada patenteia a investigação e análise da importância dos Mapas de Conceitos na aprendizagem da História e da Geografia. Este foi desenvolvido em contexto real de sala de aula com alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino Básico, nas disciplinas de História e de Geografia. O intuito do estudo foi procurar respostas à seguinte grande questão: - Qual é o conhecimento substantivo histórico e geográfico apreendido e os raciocínios explicitados através das ligações presentes nos mapas e nos textos verbais? O estudo foi desenvolvido durante a lecionação dos seguintes conteúdos programáticos: “O cristianismo” (História) que está inscrito no grande tema “Origem e difusão do Cristianismo”; “O relevo” (Geografia) que está incorporado no grande tema “ Meio Natural”. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi uma ficha que comtemplava duas tarefas. A primeira pedia a construção de um mapa de conceitos, a partir de um guião que exemplificava os passos de construção de um mapa conceptual e de uma lista com os conceitos aprendidos durante as aulas do ao tema. A segunda parte da ficha pretendia que os alunos redigissem uma narrativa explicativa concordante com o mapa conceptual elaborado. A metodologia de análise utilizada foi de natureza descritiva e qualitativa, incidindo sobre cada mapa de conceitos e cada narrativa recolhida no final da implementação. Procurámos desta forma avaliar a importância dos mapas de conceitos como estratégia de explicitação da aprendizagem realizada na aula de História e de Geografia.
This report presents a study that intends to understand the importance of concept maps as a tool in the teaching and learning of grade for History and Geography. It was developed in a natural classroom context with 7th grade students. The main question of this study intends to find answers to the following large question: - Which are the students’ historical and geographic substantive knowledge and the reasonings they express in the conceptual maps and explanatory verbal narratives? The investigation was developed along the lectures about the following subjects: History: “Christianity – Origins and diffusion; Geography: “Relief – Natural environment” The collecting data tool used was a work sheet that presents two tasks. The first one was the construction of a concept map based on a list of concepts learned through the lessons. The second one was the writing of an explanatory narrative based on them. The analysis process was qualitative and descriptive Therefore, we intended to evaluate the importance of concept maps on history and geography classes as an communicative strategy to express the learned subjects.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24195
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Eduarda Pereira Sampaio.pdf4,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID