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https://hdl.handle.net/1822/24378
Título: | Desporto escolar enquanto atividade física : relação da sua prática com os níveis de aptidão física |
Autor(es): | Alves, Nuno do Carmo Silva |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Aptidão física Aptidão aeróbia Fitnessgram Desporto escolar Feminino Masculino Vaivém Physical fitness Aerobics fitness Fitnessgram Sports school Male Female Shuttle |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente estudo tem como objetivo principal conhecer, avaliar e comparar os resultados dos alunos
com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos de idade, da Escola E.B. 2, 3 de Gualtar,
praticantes de desporto escolar e não praticantes do desporto escolar, quanto aos níveis de aptidão
aeróbia na disciplina de Educação Física. Os resultados foram ainda comparados com os valores de
referência estabelecidos pelo Fitnessgram.
A população deste estudo foi constituída por 56 indivíduos de ambos os géneros, 16 indivíduos
praticantes de Desporto Escolar e 40 indivíduos não praticantes de Desporto Escolar, sendo que 31 são
raparigas e 25 são rapazes, que frequentam o 6º e o 7º ano. Para uma amostra mais equilibrada, do
grupo de 16 alunos praticantes do Desporto Escolar foram selecionadas 9 raparigas e 7 rapazes. Dos
restantes 40 indivíduos que não praticam Desporto Escolar, foram recolhidos aleatoriamente 9 raparigas
e 7 rapazes de forma a constituir um grupo de 16 alunos não praticantes de desporto escolar. Ambos os
grupos realizaram a bateria de teste do Fitnessgram, para avaliar a sua Aptidão Aeróbia (Vaivém). Quanto
ao tratamento estatístico e análise dos dados, foram utilizados o software Microsoft Excel, e as tabelas de
referência do Fitnessgram. As principais conclusões obtidas nesta pesquisa foram as seguintes: há
diferenças significativas entre os Praticantes de Desporto Escolar e os Não Praticantes, no que diz
respeito à aptidão aeróbia. Relativamente ao género, o grupo masculino praticante de desporto escolar,
através dos valores estabelecidos pelo Fitnessgram, evidenciou-se em relação aos restantes grupos
apresentando um maior número de elementos dentro do intervalo de zona acima da média. O grupo
feminino praticante de Desporto Escolar, obteve também melhores resultados em relação aos grupos,
feminino e masculino, não praticantes de Desporto Escolar, não apresentando nenhum elemento abaixo
da zona saudável, e ainda com um elemento acima da zona saudável, estando os restantes dentro do
intervalo de zona saudável.
O grupo dos não praticantes masculinos apenas obteve percentagens dentro dos intervalos da zona
saudável e, abaixo da zona saudável. Já o grupo dos não praticantes femininos obtivera percentagens
dentro das três zonas: abaixo da zona saudável; na zona saudável; acima da zona saudável, nos testes de
Aptidão Aeróbia. Através desta análise, podemos concluir que ambos os grupos praticantes de Desporto
Escolar obtiveram resultados superiores no teste do Vaivém em relação aos grupos dos não praticantes
de Desporto Escolar, no que diz respeito aos intervalos de Zona Saudável e acima da Zona Saudável. The present study aims at knowing, evaluating and comparing the results of pupils aged 10 to 14 years old, from the School EB 2, 3 Gualtar, school sports groups and non-practicing school sports, as levels of aerobic fitness in the discipline of Physical Education. The results were compared with reference values set by Fitnessgram. The study population consisted of 56 individuals of both sexes, 16 individuals practicing school sports and 40 individuals not engaged in school sports, of which 31 are girls and 25 are boys, who attend the 6th and 7th grade. For a more balanced sample, the group of 16 students of the School Sport practitioners, were selected nine girls and seven boys. Of the remaining 40 individuals who do not play school sports, were randomly collected nine girls and seven boys to form a group of 16 students not engaged in school sport. Both groups were battery Fitnessgram test to evaluate the aerobic (shuttle). About statistics and data analysis, we used Microsoft Excel software, and reference tables of the Fitnessgram. The main conclusions obtained in this study were as follows: there are significant differences between the Practitioners School Sports and Athletes not in regard to aerobic fitness. With regard to gender, the male practitioner of school sport through the values established by the Fitnessgram, was evidenced by comparison with other groups having a greater number of elements within the range zone above average. The female group practitioner school sports, also obtained better results in relation to groups, and females were not engaged in school sport, not showing any element below the healthy zone, and with an element above the healthy zone, and the rest within the range of healthy zone. The group of male practitioners not only obtained the percentages within the ranges of healthy zone and below the healthy zone. The group of non-practicing women had obtained the percentages within the three zones: below the healthy zone, in the healthy zone, above the healthy zone, in tests of aerobic fitness. Through this analysis, we conclude that both groups of School Sport practitioners have obtained quite satisfactory and higher values in the shuttle test in relation to other groups of not practicing school sports, with respect to intervals above the Healthy Fitness Zone and Zone Healthy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24378 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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