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TítuloContributos do uso do e-portefólio para a mudança de paradigma de avaliação em educação e formação de adultos
Autor(es)Dias, Carla Manuela Navio
Oliveira, Lia Raquel
Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveavaliação das aprendizagens
portefólio
e-portefólio
plataforma ELGG
Data2012
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
Resumo(s)Este estudo surge dos trabalhos desenvolvidos na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado relativos à construção de e-portefólios utilizando a plataforma Elgg (open source). Rentabilizando o conhecimento adquirido, usamos a plataforma nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário existentes nesta escola, para a construção do portefólio reflexivo de aprendizagem, utilizado no reconhecimento e validação de competências. A problemática constituiu-se ao nível do contributo da construção de eportefólios, enquanto tecnologia e estratégia de ensino aprendizagem e avaliação, na elaboração do portefólio reflexivo. Trata-se de investigação-ação e de um estudo de caso. Os resultados revelam a existência de alguns constrangimentos na organização destes cursos nesta escola, a quase inexistência de práticas reflexivas por parte dos formandos e uma débil autonomia. Foram observadas dificuldades ao nível da língua inglesa, das destrezas tecnológicas e da motivação dos formandos. Observámos que a construção de e-portefólios neste contexto ainda não é efetiva sendo que a utilização da Elgg permitiu um primeiro contacto com uma plataforma de e-portefólios. Consideramos que a sua utilização resultou numa melhoria das competências digitais dos participantes, em particular das ferramentas da Web 2.0, melhorando os níveis de literacia e comunicação. Ao nível da construção do portefólio reflexivo contribuiu para desenvolver uma aprendizagem mais autêntica incluindo diferentes tempos e espaços, permitindo a integração de diferentes materiais e ferramentas, tais como texto, figuras, gráficos, áudio e vídeo, facilitando a consulta e edição, permitindo ao seu autor uma construção e avaliação permanente, e favorecendo a interação entre pares. O e-portefólio constituiu-se, assim, num instrumento que favorece a autonomia e a autoavaliação com vantagens no desenvolvimento de competências cognitivas e comportamentais, fundamentais à intervenção ativa na sociedade da informação.
This research arises from the works developed in the Padre Benjamim Salgado Secondary School regarding the framing of e-portfolios using the Elgg platform (open source). Maximizing the knowledge gained on the subject, we developed a project for the dissemination of this platform within the context of the Adult Education and Training Courses at a Secondary Level taught at this school, used for the construction of the reflective learning portfolio employed in the recognition and validation of competences. The problematic was defined in terms of the contribution of the construction of e-portfolios as a technology and a teaching/learning and evaluation strategy for the development of reflective portfolio. Using a research/action methodology and with the case-study as method. Results reveal the prior existence of some constraints in the organization of these courses, the virtual absence of reflective practices by trainees, and also their feeble autonomy. When using the platform, some difficulties with the English language were observable, as well as with technological dexterities and also a lack of trainees' motivation. We observed that the framing of e-portfolios in the context is still not effective and that the use of Elgg enabled a first contact with an e-portfolio platform. We believe that using Elgg has improved the digital competences of the participants, who developed skills to use the tools available for Web 2.0 that are clustered in Elgg, improving their levels of literacy and communication. The construction of the PRA contributed to the development of a more authentic learning, including different times and spaces, enabling the integration of different materials and tools such as: text, figures, graphs, audio and video, facilitating the consultation and editing, allowing its author to permanently build and evaluate and encouraging peer interaction. The e-portfolio has, therefore, become an instrument that favours autonomy and self-evaluation with advantages in the development of cognitive and behavioural competences, fundamental to an active involvement in information society.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24385
Versão da editorahttp://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/114.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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