Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24517

TítuloPolíticas e intervenções da universidade na educação de adultos : um estudo comparativo entre uma ação de extensão universitária desenvolvida em Portugal e outra no Brasil
Autor(es)Pereira, Marcelo Dante
Orientador(es)Lima, Licínio C.
Data2012
Resumo(s)A presente dissertação de mestrado teve por objetivo compreender como a universidade pública, enquanto instituição social e diferenciada pela sua autonomia, conferida pelo Estado através de dispositivos legais, veio a desenvolver as suas ações de intervenção na educação de adultos a nível nacional, e observar se estas ações levadas a cabo compaginaram-se com as perspetivas mais críticas de educação e/ou com as conceções de educação permanente difundidas inicialmente pela UNESCO a partir da década de 1970. Para tanto, no intuito de conferir uma maior relevância empírica às questões de investigação, realizou-se um estudo de caso comparativo entre as ações de extensão universitária em educação de adultos desenvolvidas pela Universidade do Minho, em Portugal, e pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, no Brasil. A parte teórica desta investigação incidiu, primeiramente, sobre um enquadramento histórico do desenvolvimento da EA em Portugal e no Brasil e numa abordagem diacrónica das recomendações da UNESCO para a educação de adultos ao longo da segunda metade do século XX, para, posteriormente aprofundar-se num enquadramento teórico e concetual em torno de diferentes conceções políticas e educativas de educação de adultos e de educação permanente, segundo o posicionamento assumido pelo Estado-Providência na provisão da educação, bem como discutir teoricamente os principais dilemas que assolaram a universidade pública ao longo de sua história e os conflitos mais recentes que ainda condicionam o desenvolvimento do trabalho universitário no início do século XXI. Enquanto proposta de intersecção entre a parte teórica e a parte empírica da investigação, o investigador veio a elaborar um modelo teórico de análise específico para a observação compreensiva das ações de extensão universitária na educação de adultos. Esta proposta sistematizou três abordagens de ações de extensão universitária na educação de adultos, de tipo ideal, relacionadas com diferentes papéis assumidos pelo Estado-Providência na produção de políticas sociais para a educação de adultos e para a educação superior, sendo designadas como: o modelo de extensão universitária assistencialista; o modelo de extensão universitária como interação comunitária; e o modelo de extensão universitária de comercialização de serviços. A componente empírica desta investigação compreendeu a realização de diversos procedimentos metodológicos de exploração, tratamento e análise de dados relativos à Unidade de Educação de Adultos [UEA], desenvolvida pela Universidade do Minho em Portugal, e ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos [PEJA], desenvolvido pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” no Brasil; e ainda o desenvolvimento dos processos de interpretação holística do material empírico analisado e de significação destes dois fenómenos observados. Para tanto, a proposta de articulação e confronto do modelo teórico de análise proposto neste trabalho com os dados empíricos das duas ações de extensão universitária na educação de adultos correspondeu ao principal exercício de análise empírica da investigação. A partir do processo de inferências baseado no material empírico realizado pelo investigador procurou-se tanto atribuir alguns significados às ações de intervenção universitária na educação de adultos desenvolvidas pela UEA e pelo PEJA quanto elucidar o jogo de forças, tensões e desafios existentes no desenvolvimento destas ações.
The main objectives of this work are to understand how the public university, as a social institution and that can be distinguished for its autonomy, which was granted by the state through legal mechanisms, developed its intervention in adult education at national level, and to observe if the actions taken had combine with the more critical perspectives of education and/ or with the conceptions of lifelong education disseminated by UNESCO from the 1970s. Therefore, in order to give more relevance to the empirical research questions, we made a comparative case study between the actions of university extension in adult education developed by Universidade do Minho, in Portugal, and Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, in Brazil. First, the theoretical part of this investigation focused on a historical framework of the development of adult education in Portugal and in Brazil and a diachronic approach of UNESCO recommendations for adult education throughout the second half of the twentieth century, then, deepened a conceptual and theoretical framework around different political and educational conceptions of adult education and lifelong education, according to the position assumed by the Welfare-State in the provision of education, as well as discuss theoretically the main dilemmas that assailed public university trough its history and the more recent conflicts that still affect the development of university work at the beginning of the 21st century. As a proposal of intersection between the theoretical and the empirical investigation, we developed a specific theoretical model of analysis to observe and comprehend the university extension actions in adult education. This proposal systematized three actions of university extension models in adult education, of ideal type, related to the different roles played by the welfare-state in the implementation of social policies in adult education and higher education, being designated as: the model of university extension as assistance; the model of university extension as community interaction; and the model of university extension as a trade of services. The empirical component of this study involved the implementation of various methodological procedures of exploration, the treatment and analyses of data related to the Unit of Adult Education [UEA], developed by Universidade do Minho, in Portugal, and to the Project of Youth and Adult Education [PEJA], developed by Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, in Brazil; and the development of holistic interpretation procedures of the empirical material analyzed and the significance of these two phenomena observed. Hence, the proposal of articulation and confrontation of the theoretical model of analysis with the empirical data of the two actions of extension university in adult education matched the main exercise of empirical analysis of investigation. From the process of inferences based on the empirical material conducted by the investigator, we tried not only to give some meaning to the actions of university intervention in adult education developed by UEA and PEJA but also to clarify the games of power, tensions and challenges that exist in the development of these actions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24517
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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