Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24812

TítuloModelo de negócio para software como serviço : estudo sobre software de gestão para pequenas e médias empresas
Autor(es)Soares, Jorge André Neiva
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveSoftware as a service
SaaS
ERP
Modelos de negócio
Business models
Data2012
Resumo(s)Num mundo onde as tecnologias de informação (TI) tem bastante predominância nos processos das empresas, é natural que este tipo de tecnologia assuma uma responsabilidade acrescida nos resultados finais das empresas. Com os ciclos tecnológicos a ocorrerem em média a cada 15 anos, é fulcral que os fornecedores de software de gestão acompanhem e se adaptarem aos novos ciclos, adaptando não só o produto, mas também os modelos de negócio dos mesmos. Este estudo avalia as características a considerar na definição de um modelo de negócio para a distribuição de software de gestão sob a forma de serviços. Incide sobre os componentes gerais de um modelo de negócio e também nas características dos serviços de software de gestão. É utilizada uma metodologia de estudo predominantemente quantitativa e exploratória utilizando a técnica de inquérito por questionário que foi submetido a uma população de 4989 pequenas e médias empresas que se caracterizam por serem clientes de um dos fornecedores de software de gestão com maior cota de mercado em Portugal. Obtém-se assim uma amostra representada por 70 empresas que permitirão retirar conclusões que poderão servir de guia para os fornecedores de software de gestão que pretendam criar um modelo de negócio para venda de software de gestão como um serviço.
In a world where information technologies (IT) have a very important role on the enterprise processes, it is natural that this type of technologies get an important role on its final results. As the technological cycles occur in about every 15 years, it is very important that software houses keep themselves updated a constantly adapted to the new cycles, changing not only the product, but also its business models. This study evaluates the characteristics that should be considered in the definition of a business model for the distribution of business software as a service. It is focused on the general components of a model and on the characteristics of services of business software. A quantitative and exploratory methodology has been used and the data has been collected using a survey technique which has been submitted to a population of 4989 small and medium enterprises which are clients of one of the most representative suppliers of business software in the Portuguese market. This way, we have a representative sample of 70 enterprises, which allows us to come to conclusions that may serve as a guide for the business software suppliers that are willing to create a business model to sell business software as a service.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24812
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jorge André Neiva Soares.pdf2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID