Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/2517
Título: | Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão |
Autor(es): | Lourenço, Júlia De Klein, Peter |
Data: | Jan-2001 |
Editora: | Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC) |
Revista: | Revista Engenharia Civil |
Citação: | "Engenharia Civil". ISSN 0873-1152. 10 (Jan. 2001). p. 67-76. |
Resumo(s): | Este artigo apresenta uma breve panorâmica da evolução do ensino superior, nas temáticas do ordenamento do território e do urbanismo, tendo em vista discutir métodos que permitam introduzir o contexto do mundo real nas aulas de planeamento do território e urbanismo. Neste quadro de referência, e decorrente dos resultados obtidos em experiências de leccionação vividas pelos autores, apresenta-se uma descrição de um modelo alternativo de aprendizagem. As questões ao nível do âmbito, duração lectiva e níveis de dificuldade das aulas, para além dos sistemas de ensino em que elas se inserem, não serão abordadas. Isto porque se procura, essencialmente, debater formas de incorporar, nas aulas de urbanismo e planeamento territorial, técnicas novas como as relativas à elaboração de planos territoriais não estáticos, à concepção de estratégias de actuação individual e ao nível dos procedimentos em grupo e à concretização de políticas espaciais e sua avaliação. Defende-se, então, a introdução de sistemas de apoio à decisão associados a sistemas de informação geográfica para efectuar análises exploratórias de estudos de caso reais. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/2517 |
ISSN: | 0873-1152 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | REC - Número 10 |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pag_67-76.pdf | 156,1 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |