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TítuloO potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior e o impacto do ensino do empreendedorismo: o caso da Universidade do Minho
Autor(es)Gonçalves, Paulo Nelson de Sousa
Orientador(es)Farhangmehr, Minoo
Palavras-chaveEmpreendedorismo
Ensino do empreendedorismo
Potencial empreendedor
Competências empreendedoras
Motivações empreendedoras
Entrepreneurship
Entrepreneurship education
Entrepreneurial potential
Entrepreneurial competencies
Entrepreneurial motivations
Data21-Jun-2013
Resumo(s)O empreendedorismo constitui-se como um dos principais impulsionadores do crescimento e sustentabilidade da economia, perfilando-se também como um mecanismo de desenvolvimento social. Nessa medida, tem-se assumido como área prioritária para os decisores públicos. De igual modo, as instituições de ensino superior encaram o empreendedorismo com particular atenção, no sentido em que permite que possam dar forma ao propósito de se afirmarem como agentes ativos que contribuem para o desenvolvimento económico e social das regiões onde se integram. Neste contexto, o ensino do empreendedorismo é tido como uma resposta estratégica que poderá contribuir para o aumento da atividade empreendedora. Assim, o presente estudo propõe-se analisar o impacto do ensino do empreendedorismo ao nível das competências e motivações empreendedoras dos estudantes do ensino superior, assim como avaliar o potencial empreendedor destes e a importância que atribuem ao empreendedorismo e ao ensino do empreendedorismo. A investigação adota uma metodologia quantitativa, sendo a amostra objeto de estudo constituída por 465 estudantes do ensino superior. Atendendo à natureza heterogénea, dinâmica e complexa que caracteriza o contexto do empreendedorismo, é também feita uma incursão por uma abordagem qualitativa, consubstanciada por entrevistas em profundidade junto de estudantes com empresas estabelecidas no mercado ou com projetos de negócio em vias de entrada no mercado. Os resultados demonstram que não foi encontrado suporte empírico que permita concluir que o ensino do empreendedorismo tem um impacto positivo ao nível das competências e motivações empreendedoras dos estudantes do ensino superior. Não obstante a inexistência desse impacto, os estudantes consideram que o ensino do empreendedorismo é indispensável para os estudantes que pretendem criar uma empresa e que o empreendedorismo comporta interesse para todos os domínios científicos. Em última análise, constata-se que no quadro das competências empreendedoras, os estudantes do domínio científico da Economia e Gestão revelam níveis superiores comparativamente aos estudantes dos restantes domínios científicos, ao passo que a motivação para o empreendedorismo é transversal aos estudantes de todos os domínios científicos.
Entrepreneurship represents a key driver of growth and sustainability of the economy, as well as a mechanism of social development. Therefore, it has been assumed as a priority area for public policy makers. Similarly, the higher education institutions look at entrepreneurship with particular attention, because it allows them to materialize the purpose of asserting themselves as active agents that contribute to the economic and social development of the regions where they are integrated. In this context, entrepreneurship education is seen as a strategic response that may contribute to the increase in entrepreneurial activity. Thus, this study proposes to examine the impact of entrepreneurship education at the level of entrepreneurial competencies and motivations, as well as evaluating the entrepreneurial potential of higher education students and the importance that they attribute to entrepreneurship and entrepreneurship education. The research adopts a quantitative methodology, being the sample object of study consists of 465 higher education students. Given the heterogeneity, complexity and dynamism that characterizes the context of entrepreneurship, is also made an incursion by a qualitative approach, based on in-depth interviews among students with enterprises established on the market or with business projects in the process of market entry. The results show that was not found empirical support for arguing that entrepreneurship education has a positive impact at the level of entrepreneurial competencies and motivations of higher education students. Nevertheless the absence of such impact, students consider that entrepreneurship education is essential for students who want to start a business and that entrepreneurship has interest for all scientific domains. Ultimately, we concluded that in what concerns to the entrepreneurial competencies, students of the scientific field of Economics and Management reveal higher levels compared to students from other scientific domains, while the motivation for entrepreneurship is transverse to students from all scientific fields.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25174
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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