Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25187
Título: | Conceções de alunos de 9º e 11º anos sobre protetor solar e seu modo de funcionamento : implicações para a formação de professores |
Autor(es): | Marques, Diana Raquel Leite, Laurinda |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Uma adequada educação em ciências pode contribuir para uma desejável educação para a cidadania. Para tal, os alunos deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam agir de forma fundamentada face a assuntos socio-científicos atuais, como é o caso de questões relacionadas com a saúde pública, designadamente com a proteção da pele face à radiação ultravioleta, utilizando protetor solar. Este estudo teve como objetivo comparar as conceções de alunos do 9º (n=135) e 11º anos (n=135), das áreas urbana, litoral ou rural, sobre o conceito de protetor solar e o seu modo de funcionamento. A análise dos dados recolhidos por questionário mostram que: a maioria dos alunos apresentou definições incompletas de protetor solar e desconhece o modo como funciona um protetor solar; os conhecimentos dos alunos parecem não depender do ano de escolaridade nem da área geográfica em que residem. Implicações destes resultados para o ensino e a formação de professores de ciências serão discutidas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25187 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conceções_de_alunos_de_9º_e_11º_anos_sobre_protetor_solar_e_seu_método_de_funcionamento.pdf | Documento principal | 181,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |