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https://hdl.handle.net/1822/25197
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Ana | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Paula | - |
dc.contributor.author | Dionísio, Maria de Lourdes | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T16:08:40Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T16:08:40Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 2177-6059 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/25197 | - |
dc.description | Este texto foi produzido no âmbito do Projeto A Vida em Mudança: A Literacia na Educação de Adultos (PTDC/CPE-CED/105258/2008), em desenvolvimento no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e no Centro de Investigação Sobre o Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, com financiamento de fundos nacionais, por meio da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) mediante o COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC). | por |
dc.description.abstract | O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) é hoje considerado o maior movimento de requalificação da educação de adultos em Portugal. Tido como um importante dispositivo para a reconversão da sociedade e da economia portuguesas, pode dizer-se que o processo de RVCC, com lugar nos Centros de Novas Oportunidades (CNOs), tem a literacia2 como eixo essencial de ação, na medida em que, por um lado, o reconhecimento e validação de competências assentam maioritariamente em tarefas de leitura e escrita (histórias de vida, portefólios, etc.) e, por outro lado, as competências a reconhecer são, em última instância, relativas à compreensão e produção de textos (em Ciências, Matemática, Linguagem e Comunicação, etc...). Neste texto, coloca-se no centro da reflexão o modo como nove coordenadores de CNOs do distrito de Braga, Portugal, perspetivam mudanças nas relações dos sujeitos com as práticas de literacia, quando estes passam pelo processo de RVCC. Toma-se, assim, em consideração não só as configurações da literacia no âmbito da educação de adultos, como as conceções de leitura e de escrita que estão subjacentes às práticas pedagógicas de cada CNO, relatadas e descritas por cada coordenador. Entre as principais conclusões, destacam-se algumas (des)continuidades entre as orientações produzidas no âmbito do discurso oficial e as práticas especializadas no processo de RVCC; entre as conceções de literacia dos coordenadores e as mudanças por eles apontadas ao nível do relacionamento dos adultos com os textos. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora UNOESC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Certificação de competências | por |
dc.subject | Adultos | por |
dc.subject | Práticas de literacia | por |
dc.title | Transições para a literacia dominante: perspectivas de coordenadores de Centros de Educação e Formação de Adultos | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/1160 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 9 | por |
oaire.citationEndPage | 22 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | Roteiro | por |
oaire.citationVolume | 37 | por |
sdum.journal | Roteiro | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Silva, Guimaraes, Dionísio.pdf | Texto publicado | 297,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |