Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25243

TítuloLer e escrever para aprender história e geografia de Portugal
Autor(es)Ribeiro, Andreia Sofia Freitas
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveLer
Escrever
Aprender
História e geografia de Portugal
Read
Write
Learn
Portugal’s history and geography
Data2012
Resumo(s)O presente documento constitui um relatório, de natureza reflexiva, do processo supervisionado de intervenção pedagógica participante, realizada no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Esta insere-se no plano de estudos do mestrado profissionalizante em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Foram realizadas intervenções em contexto de 1º e 2º ciclo no Agrupamento de Escolas André Soares e foi planeado e implementado um Projeto de Intervenção Pedagógica, que foi de encontro às necessidades dos contextos de intervenção. Depois de várias sessões de observação e prática supervisionada, verificou-se que existiam algumas falhas relativamente à aprendizagem dos alunos. Estes revelavam dificuldades em assimilar os conteúdos lidos e escritos, ou seja, nem sempre conseguiam ler e escrever para aprender. Assim, foi elaborado um projeto cujo tema era Ler e escrever para aprender História e Geografia de Portugal. Este tinha como objetivos: desenvolver competências de aprendizagem dos alunos no domínio da H.G.P. pelo desenvolvimento de práticas de leitura e escrita; construir conhecimentos de H.G.P. com recurso a atividades de leitura e escrita; compreender textos de natureza variada no domínio de H.G.P. e produzir textos para exprimir o conhecimento adquirido em H.G.P. Este relatório divide-se em três capítulos: no capítulo I é feita a caraterização do contexto e identificação do problema que suscitou a intervenção pedagógica; no capítulo II encontra-se o enquadramento teórico; o capítulo III diz respeito à descrição e avaliação das atividades do projeto de intervenção pedagógica. No final, é apresentada uma conclusão, onde é feita uma reflexão pessoal, avaliando o processo de implementação do projeto.
This report describes the project developed in the teacher training unit which is part of a Teacher Training Master Program (Elementary School, 1st and 2nd level). This project, involving two classes (4th and 5th grade) focused on a specific content area, History and Geography, and concerned the use of writing as a learning tool. Lessons were planned after the identification of student’ main difficulties and tasks performed involved reading and writing as means to build knowledge. This report is divided into three chapters: in chapter I describe the contexts where teacher training activities took place and present the objectives of the project; in chapter II we present the theoretical basis of our work; finally, in chapter III, we describe the pedagogical activities developed and evaluate its results based on the analysis of students’ work. In the end, we present a conclusion, where is made a personal reflection, assessing the project’s process implementation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25243
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Sofia Freitas Ribeiro.pdf7,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID